A beleza da noite inspirou os autores deste trabalho
Novos valores culturais
Flash Nocturno

Inserida no Art'UBI, a exposição fotográfica " Noite" retrata o olhar fulgurante e descontraído de dois designers e um arquitecto sobre o dinamismo da luz e sombra no contexto do quotidiano.


Por José Reis


Musa inspiradora de poetas e apaixonados, temática central de verdadeiras odes contemporâneas, alvo preferencial de contemplação e reflexão, a noite afigura-se como uma força enigmática, solitária, uma energia misteriosa, obscura, onde o dinamismo da sombra, da luz nocturna e o movimento humano lhe confere um carácter transcendente e ambíguo.
Foi este encanto pela noite, e tudo o que em si encerra, que levou três amigos a unirem-se num único propósito: o de retratarem a noite de um modo peculiar, mediante o seu prisma. Os covilhanenses David Duarte e Nuno Lages, designers de profissão, e o arquitecto Pedro Seixo Rodrigues foram em busca da real essência noctívaga, e o resultado é a mostra fotográfica " Noite", patente na sala da APAE - Associação dos Antigos Professores, Alunos e Empregados da Escola Campos Melo - até dia quatro do corrente mês, inserida no evento multicultural Art'UBI, a Mostra de Artes da Universidade da Beira Interior.
Admirador confesso da noite e tudo o que ela propicia, Pedro Seixo Rodrigues justifica a escolha do tema como "algo de abrangente, como quando saímos com os amigos para nos divertirmos, e pretendemos mostrar a maneira como entendemos a noite, representando a sombra, movimento, luz” O autor de algumas fotos acrescenta mesmo que gosta “bastante do dinamismo da luz nocturna."
Apostado em expandir horizontes e proporcionar ao público novas visões quotidianas, o arquitecto é peremptório quanto ao trabalho desenvolvido: "esta exposição apresenta o gosto pessoal, a experiência de cada um no contacto com situações distintas, e pretende veicular mensagens diferenciadas de imagem para imagem”.
Contudo, um projecto virtual havia-os unido anteriormente, pelo gosto comum na fotografia: a criação do site www.contiudo.com, que se assume "um local onde se podem reunir artistas da região, de várias vertentes culturais, com o intuito de agregar toda a arte num só espaço". Nas palavras de Pedro Rodrigues, "a ideia inicial foi nossa, quisemos essencialmente mostrar o trabalho por nós desenvolvido, e foi a partir daí que surgiu a ideia de procedermos a esta mostra. Vemos o site como uma primeira galeria, onde mensalmente projectamos novas iniciativas e mantemos uma inovação cultural crescente". Quanto ao nome do site, "Contiudo" deriva da palavra conteúdo, importante em exposições como esta, e “aproveitamos o sotaque da região para lhe conferir um carácter descontraído e humorístico", salienta a mesma fonte.
Para David Duarte, outro dos responsáveis por esta apresentação, "as fotografias retratam fielmente o que se encontra na noite”. O artista adianta ainda que aceita a premissa “de que não se pode agradar a gregos e a troianos”. Salientando que “todo o trabalho exposto não sofre alterações de pós-produção, não há tratamento fotográfico; é transmitido ao público tal como é captado".



Art’UBI é uma boa iniciativa

O Art'UBI surge como um pretexto para apresentar o trabalho ao público, e a aposta nesta mostra cultural é assumida sem preconceitos. "O Art'UBI é uma iniciativa interessante, e abarca várias áreas, o que representa uma mais valia cultural na região. Infelizmente, a câmara local não apoia eficientemente este tipo de eventos e, como tal, “defendemos a adopção de uma nova política cultural pela autarquia, pois a cidade da Covilhã tem um grande potencial a esse nível", vaticina o arquitecto.
A curto prazo, pretendem continuar com esta exposição, mas desta feita fora de portas, levando-a a outras cidades do país, com novos temas e novas performances: ".Ansiamos criar novas exposições periódicas, com olhares pessoais para diversos temas, reunindo ainda novas artes neste evento". Para já, Pedro Rodrigues diz que os índices de adesão têm sido notórios: "as visitas ao site aumentaram bastante, e a exposição tem sido vista por muita gente. O feedback tem sido positivo, e até pessoas de Itália, Luxemburgo demonstram o seu apreço e satisfação pela originalidade da mostra", congratula-se.
Apesar da exiguidade do espaço, "Noite" merece uma visita demorada, devido ao alto valor fotográfico aí exposto, beneficiando da óptima luminosidade da sala e de uma decoração minimalista, que lhe confere uma visibilidade acrescida.