NC / Urbi et Orbi


Os restaurantes da cidade associam-se a este evento

Com o objectivo de divulgar e valorizar o azeite da Cova da Beira decorre o primeiro Festival da Tibornia, uma iniciativa da Confraria do Azeite, em parceria com a Fundão Turismo.
A iniciativa decorre em 14 restaurantes que aderiram e pretende-se mobilizar e sensibilizar os empresários da restauração do concelho para a realização das tobornias tradicionais ou sofisticadas, a comida de pão quente com azeite novo, pondo em destaque o azeite da Cova da Beira.
Ao restaurantes envolvidos pede-se que utilizem, pelo menos, duas qualidades diferentes de azeite desta região. Outro dos requisitos é a utilização mínima de duas denominações diferentes de origem também da Cova da beira e que publicitem os azeites usados na confecção das tibornias.
A cultura da oliveira constitui uma actividade importante para a melhoria de vida das populações, tanto para a economia rural como para o equilíbrio ecológico das regiões produtoras. A Cova da Beira tem aqui um papel de destaque no panorama nacional.
Em paralelo com o Festival da Tibornia realiza-se também a primeira entronização dos Confrades e o primeiro capítulo da Confraria do Azeite da Cova da beira, que existe desde Julho último.
A Cereja, As Tílias, Bocage, Boguinhas, Cantinho dos Grelhados, Hermínia, Mário`s, O Alambique de Ouro, O Beiral, O Mário, O Panças, O Parque, Papo d`Anjo e o Veneluso são os restaurantes onde a iniciativa vai decorrer.