Por Eduardo Alves


Nuno Costa conduziu os destinos da AAUBI cerca de meio ano

Esteve pouco mais de meio ano na condução da Associação Académica da Universidade da Beira Interior. Nuno Costa, que encabeçou uma das três listas concorrentes à academia covilhanense desde cedo que apontava graves erros de gestão presentes no organismo. A “casa azul” tem atravessado, nos últimos mandatos, tempos difíceis, quer a nível económico quer a nível de motivação da massa estudantil para a vivência académica.
Um documento enviado à presidente da mesa da Assembleia-geral, que data do passado dia 30 de Novembro confirma a demissão da equipa liderada por Nuno Costa. A Assembleia de Alunos, de carácter extraordinário, marcada para o mesmo dia, tinha como principal objectivo discutir e aprovar os novos estatutos de gestão. Uma proposta que foi votada, de forma positiva, pela larga maioria dos presentes, incluindo a própria direcção, ainda em funções.
A demissão aparece em conformidade com esta decisão. Nuno Costa explica que “com estes novos estatutos, a AAUBI dispõem de novas e apertadas regras de gestão”. Algo que não se aplica “retroactivamente”, remata. Daí que a demissão fosse “o passo a tomar”. Isto porque, no entender do presidente cessante, “só agora estão tomadas as condições para que os novos corpos gerentes possam ser eleitos de acordo com os estatutos aprovados”.
Com esta decisão ficam novamente em suspenso, pontos vitais na academia, como o exercício económico de 2003 e o relatório de actividades e contas do mandato de 2003/04. A direcção que agora sai adianta que “tudo vai fazer para que estes pontos sejam apresentados e postos à discussão antes do novo acto eleitoral”.