Os trabalhos dos alunos foram mostrados nos desfiles
Moda Ambiente
Alunas de design da UBI participam em desfiles

Dois eventos de importância acrescida para o mundo da moda contaram com a presença de alunas da UBI. Uma experiência enriquecedora que esperam voltar a repetir.


De 4 a 7 de Novembro realizou-se em Beja o evento “Conferências do Alqueva 2004”, integrando a “1ª Conferência Energia e Ambiente” e a “1ª Feira de Energia e Ambiente”. Do programa da Feira fez parte, no sábado, dia 6, um espectáculo de moda intitulado “Moda Ambiente” onde a roupa manufacturada com materiais reciclados – amigos do ambiente – vestiu conhecidas(os) manequins, como Marta Cruz, Sónia Antão, Núria Madruga, Jamal e Tiago.
No Teatro-Cine da Covilhã, na noite de sexta-feira, dia 12 de Novembro, organizado pela Associação Empresarial, realizou-se o desfile de moda “Covilhã Moda” com a finalidade de promover o comércio de pronto-a-vestir da cidade.
A Universidade da Beira Interior foi convidada a participar em ambos os certames de modo a contribuir para uma atmosfera de criatividade e inovação. Do elenco de criadores dos desfiles há a destacar dois grupos de alunas do Curso de Design Têxtil e do Vestuário da UBI. Carla Barros, Carla Nascimento, Sandra Gonçalves e Suzete Santos inspiraram-se no tema “Bonecas Kokeshi” em que as peças estão direccionadas para uma silhueta recta, inseridas numa linha jovem com toque artesanal, utilizando fios, bobines e desperdícios de fiação, misturados com tecidos de seda, de algodão e de lã, em tons primários de rosa, bege, azul, roxo e tons secundários de amarelo, bordeaux e preto. Os coordenados têm traços das vestes tradicionais japonesas, denunciados nos cortes de mangas kimono e nos cintos obi. Uma mistura sensual entre a gueixa e a mulher actual que cobre o seu corpo de formas rectas sem perder a sensualidade.
O tema “Metamorfose” foi desenvolvido por Mariana Magalhães, Ângela Gomes, Andreia Vilela, Joana Figueiredo e Joana Silva, inspirando-se no desabrochar da borboleta. Com uma silhueta de contraste entre o esguio (borboleta, larva) e o redondo (casulo), conseguidos por tecidos leves e drapeados transmitindo a sensação de leveza/fluidez e de transformação. As cores incidem nos pastéis, o azul suave da larva, o branco e o castanho do casulo e os tons luminosos das asas das borboletas. Os materiais em malhas de algodão, sarjas e organzas com detalhes expressivos como os drapeados, volumes e cortes assimétricos.
As alunas da licenciatura em Design Têxtil e do Vestuário mostraram nestes desfiles estarem a desenvolver competências para contribuírem para a modernização dos conceitos estético e funcional dos produtos de vestuário, capazes de os conceberem com mais valia satisfazendo as necessidades do mercado.
Com efeito, o ensino ministrado na UBI e dirigido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, assenta numa adequada formação cultural, artística e tecnológica, apelando à criatividade, ao sentido crítico e à experimentação como caminhos para a inovação. Estão criadas as condições, humanas e materiais, que permitem e privilegiam o desenvolvimento de projectos de design têxtil e/ou vestuário desde a concepção até à produção de protótipos.
A ligação com a actividade profissional, como foi o caso destes desfiles de moda, é incentivada pela UBI, quer durante o curso, quer na fase de integração no mundo do trabalho.