Por Eduardo Alves


Esta iniciativa camarária visa a promoção da cultural sem fronteiras

A pequena sala do auditório da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior não se apresenta em nada semelhante com o alcance do livro lançado no passado dia 3 de Dezembro. “Vento”, assim se chama a mais recente publicação da Câmara Municipal do Fundão. Uma antologia poética editada no âmbito do Festival de Castelo Novo e do 2º Encontro do Vento 2004.
Por enquanto, as vozes portuguesas e espanholas que moram dentro das páginas deste livro não se vão espalhar pelo circuito comercial. Esta publicação serve mais como uma experiência para novos volumes e novas formas de apresentar ligações entre as línguas ibéricas, os povos e as tradições.
Os responsáveis camarários que usaram da palavra na cerimónia de lançamento, lembram que existem já projectos para outras publicações deste âmbito, quer a nível europeu, quer a nível planetário. Este livro conta com trabalhos de 34 poetas que falam sobre o vento e sobre as suas sombras de vozes. A organização ficou a cargo de Joan Gonper e Pedro Salvado e o prólogo é de Gabriel Magalhães.