Por Eduardo Alves


Esta ligação vai estar presente em 18 universidades portuguesas

A criação de uma rede nacional de pontos de acesso ao INE passa, desde ontem, pela Covilhã. Mora na Biblioteca Central, o mais recente Ponto de Acesso do INE. Um computador onde é possível visionar, hora a hora os resultados e relatórios estatísticos produzidos pelo INE e um telefone ligado directamente ao instituto em Lisboa.
São vários os grupos alvo desta iniciativa, como referiu Manuela Martins Caetano da Unidade de Comunicação do INE. Para a UBI é mais um avanço nas tecnologias disponibilizadas a estudantes, professores e população em geral.
De segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 23 horas e 30 minutos, e também aos sábados entre as 9 e as 12 horas e 30, os interessados podem, de forma gratuita, aceder a produtos em papel e CD-ROM, a toda a informação disponível no site do INE, a uma Biblioteca Digital de Estatíticas Oficiais e aos destaques enviados à Comunicação Social, pelo instituto. Um dos públicos-alvo são mesmo os jornalistas. Segundo os representantes do INE existe ainda algumas incompatibilidades na recolha rápida de estatísticas actualizadas e de estudos publicados sobre várias temáticas. Estes ponto serve para que os profissionais da comunicação possam elaborar as suas notícias de forma melhorada.
Os alunos e docentes do ensino superior são também grandes alvos para este ponto de acesso. Na elaboração de teses, trabalhos e pesquisas, os dados estatísticos são bastante solicitados. Daí que tenham “uma ferramenta de apoio ao seu estudo e à sua aprendizagem”, sublinham os responsáveis da UBI. Na sessão de assinatura estiveram presentes, Manuel Santos Silva, reitor da UBI e José Mata, presidente do INE. Este ponto de acesso está identificado com sinalética própria, é apoiado presencialmente por um técnico habilitado e dispõe de um telefone com ligação directa e gratuita ao INE. Este ponto insere-se numa vasta rede nacional que resulta de uma parceria entre o instituto e algumas instituições de ensino superior.