No congresso, os representantes da UBI apresentaram os projectos desenvolvidos na Covilhã
Luta Contra a Pobreza
UBI entre os principais parceiros

Apresentar parte dos projectos em que a UBI está envolvida e defender a recuperação de habitações foram alguns dos pontos levados em linha de conta pelos participantes neste evento que juntou várias entidades na cidade de Fátima.


Realizou-se nos dias 29 e 30 de Novembro o Encontro Nacional de Projectos de Luta Contra a Pobreza, em Fátima. De entre as várias instituições nacionais convidadas para este evento, a Universidade da Beira Interior ganhou destaque. O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos Departamentos de Engenharia Civil e Sociologia, foi apresentado como exemplo a seguir por outras instituições do País.
Neste âmbito a UBI tem-se dedicado à investigação e desenvolvimento de metodologias de diagnóstico e à produção de diferentes tipos de dados com importância para as tomadas de decisão da intervenção.
Os representantes da Universidade, no congresso de Fátima mostraram, a título de exemplo, os estudos de caracterização, avaliação e propostas de intervenção imediata para um conjunto de cerca de 40 habitações localizadas num bairro na periferia da Covilhã. Projecto esse que continha a avaliação das condições da envolvente exterior, a situação estrutural e as condições de habitabilidade e de segurança na utilização, trabalho feito com base em metodologia desenvolvida para esse fim. Indicaram-se as necessidades de intervenção imediata e estabeleceu-se uma lista graduada do estado de degradação das habitações. Estes dados foram posteriormente comparados com os dados sócio-económicos das famílias. E, finalmente, as obras de reabilitação deste conjunto habitacional foram realizadas, durante o período de um ano. As soluções construtivas adoptadas, além de económicas, resultaram em melhorias significativas para a renovação deste tipo de habitações, melhorando muito o seu conforto térmico e sua durabilidade. O custo médio da reabilitação por habitação com cerca de 60 metros quadrados foi aproximadamente de 7 mil e 100 euros.
Castro Gomes, docente da UBI apresentou neste encontro, um trabalho intitulado “A Importância da Habitação nos Processos de Inserção” que serviu para apresentar dados sobre o estado de degradação da habitação, nomeadamente no Interior do País e na Cova da Beira, bem como para apresentar os trabalhos de investigação em curso no DEC neste domínio, e ainda os resultados dos nossos trabalhos de investigação e da nossa participação em Projectos de Luta contra a pobreza na Região.
Quanto às conclusões do seminário, este docente salienta que este tipo de iniciativas de luta contra a pobreza e exclusão social, que passam também pela recuperação de casas, são de extrema importância. Até porque, “a habitação é um espaço privado que tem muita importância na inclusão social”. Esta forma de ajuda de ser continuada, adianta Castro Gomes, devido ao facto de “ser barato reabilitar habitações com rigor económico e técnico” ao que se acrescenta “a muita investigação a fazer neste domínio e a necessidade de dar continuidade a este tipo de estudos”.