Apresentação do projecto
SAMURAI aberto à comunidade


O projecto SAMURAI - Serviços e Aplicações Multimédia em Ambiente Hospitalar, Universitário e Urbano, (http://www.e-projects.ubi.pt/) completa neste mês de Dezembro dois anos de existência, chegando assim à fase final. Ao longo deste período, a equipa responsável pela iniciativa efectuou investigação e desenvolvimento em redes móveis e sem fios, aspectos ergonómicos das tecnologias de informação e comunicação, e-learning e aplicações hospitalares.
Para assinalar os dois anos de existência do projecto e a sua finalização, realiza-se hoje, terça-feira, 7, um dia aberto à comunidade em geral. Todos os interessados em conhecer de perto o projecto desenvolvido podem deslocar-se ao anfiteatro 8.16, no edifício das Engenharias entre as 11h e as 17h30. Entre outras coisas, serão apresentados trabalhos, posters, o portal do SAMURAI, o VABAMPAC (um protótipo de uma aplicação hospitalar) e a rede sem fios. Entre as 15 e as 16h30 será apresentada a conferência “Comunicações móveis: passado, presente e futuro pelo professor Carlos Salema, do IT/UTL, no anfiteatro 8.1. Os participantes na conferência poderão depois visitar a sala do SAMURAI.
A UBI, através do Departamento de Electromecânica e da Faculdade de Ciências da Saúde, é a promotora do projecto, tendo como parceiros o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) e a Portugal Telecom Inovação. Os principais objectivos do SAMURAI consistem em criar e desenvolver aplicações multimédia para a realização de tele-trabalho, e-learning e tele-medicina em ambiente universitário e hospitalar. Alunos e professores da UBI bem como toda a comunidade envolvente podem agora contactar de perto com este projecto e compreender e as sua vantagens na prática.