Ana Ribeiro Rodrigues
NC / Urbi et Orbi


A neve é um dos factores que mais trás visitantes à serra

Cerca de duas mil pessoas já passaram pela Estância de Esqui da Serra da Estrela desde a sua abertura, na passada sexta-feira, 10 quando as estradas já estavam transitáveis, depois do nevão da semana. No sábado o nevoeiro afastou muita gente do Maciço Central mas no domingo o tempo melhorou e o sol trouxe consigo muita gente para a Serra, tal como nos dias seguintes.
Segundo Paulo Ramos, presidente do conselho de administração da Turistrela, a concessionária do turismo e lazer no ponto mais alto de Portugal Continental, e em resposta a quem acha que a estância já devia ter aberto há mais tempo, diz que abriu na altura que é normal as estâncias começarem a funcionar, em Dezembro. Para além disso sublinha que não havia condições para que isso pudesse acontecer, já que as temperaturas até agora não permitiam fazer neve artificial. Inclusive, diz que por vezes se davam conta da situação nada habitual de chegarem a ter temperaturas superiores na Serra que na Covilhã.
O responsável da Turistrela entende que a afluência de clientes na estância nos primeiros dias o deixa satisfeito e que é o normal para o início de época. Em relação à época de Inverno que aí vem mostra-se optimista e com "boas expectativas". "Esperamos ainda mais gente que no ano passado", frisa, quando receberam entre 40 a 50 mil pessoas.

Preço dos "forfaits" entre dez e 25 euros

Paulo Ramos frisa ainda que foram corrigidos alguns aspectos a nível funcional. É o caso das terraplanagens em duas das pistas mais inclinadas. Procedeu-se também à aquisição de um novo canhão de neve de baixa pressão e de uma nova máquina "bate-pistas", que as prepara para a prática do esqui.
No último fim-de-semana apenas uma das pistas esteve encerrada, a mais inclinada, por precaução, encontrando-se as restantes oito abertas. Mas esta semana, à partida, devem estar todas disponíveis. "Tudo depende das condições climatéricas", sublinha Paulo Ramos. Os quatro telesquis e a telecadeira estão também à disposição de quem se desloque à estância.
Os preços de acesso aos meios mecânicos mantêm-se em relação ao ano passado e variam entre os dez euros, na época baixa, e os 25 na época alta, como é o caso dos fins-de-semana e no período de Natal e fim-de-ano. Altura em que se perspectiva uma enchente, tendo em conta a lotação dos estabelecimentos hoteleiros, que está já esgotada. O aluguer de equipamento para esquiar é pago à parte. Na cidade, a pista de gelo que vai funcionar no Largo de Infantaria XXI, junto ao Jardim Público, abriu este fim-de-semana.