Este clássico do ballet foi apresentado, pela primeira vez, na Covilhã
Ballet Clássico
“Quebra-Nozes” encanta Covilhã

O Ballet Clássico Estatal de Odessa presenteou a Covilhã, nesta época natalícia, com um espectáculo cheio de alegria e amor, o “Quebra-Nozes”, um conto de Ano Novo, composto por Tchaikovsky.


Por Sílvia Pereira


O Teatro-Cine da Covilhã acolheu no passado dia 11 de Dezembro, um bailado único e inesquecível, o “Quebra-Nozes”, uma obra de Tchaikovsky, interpretada pelo Ballet Clássico Estatal de Odessa.
A organização deste espectáculo esteve a cargo da Câmara Municipal da Covilhã e de uma empresa produtora de eventos de Lisboa, a Terradarte.
O grupo de bailarinos da Ucrânia é composto por 50 elementos, tendo-se apresentado no palco do Teatro-Cine da Covilhã apenas com 32 elementos, sendo reduzidos alguns quadros e cenários do bailado.
Paulo Vilares, produtor do evento refere que “a grande vantagem de trabalhar com companhias de Leste é que eles adaptam-se muito bem aos espaços onde vão actuar. Devido as dimensões mais reduzidas do palco do Teatro-Cine, alguns quadros, cenários e telas foram excluídos do espectáculo da Covilhã”.
O Ballet Clássico Estatal de Odessa apresentou-se na cidade neve com coreografias, cenários únicos e deslumbrantes vestuários, onde o espírito de Natal foi uma evidência durante todo o espectáculo.
O “Quebra-Nozes” é uma clássica história de amor, onde o bem predomina sobre mal. A história de Masha e do “Quebra-Nozes” numa luta contra o Rei Rato que tenta separar a boneca e o seu amado soldadinho.
Na casa de Masha prepara-se a festa de Ano Novo, onde decorrerá um espectáculo de fantoches, o novo ano chega numa noite de sonhos e de desejos para a menina. O Rei Rato tenta travar a transformação do “ Quebra-Nozes” em príncipe, mas sem efeito. O meigo coração de Masha roga para que um milagre aconteça.
Os namorados ficam felizes e rodeados dos seus amigos. A alegria, a paz e o amor elevam-se na festa de Ano Novo.
O Ballet Clássico Estatal de Odessa inclui no seu reportório peças únicas como “Giselle”, “A Bela Adormecida”, “Dom Quixote” e “Carmen-Suite”.
A receptividade por parte do público foi algo que agradou a organização do espectáculo, mostrando-se muito satisfeita e aberta a produzir mais eventos deste género na cidade da Covilhã.
Manuel Franco, um espectador estreante nestes espectáculos, salienta a importância destes eventos no interior do país “ este tipo de espectáculos devia de haver em qualquer altura do ano. A capacidade da Câmara Municipal de dinamizar e atrair as pessoas ao nível dos eventos culturais deve ser espalhada durante todo o ano e não apenas ser atraído pelo fenómeno do Natal, deve ser um processo contínuo para se conseguir chegar a algum resultado”.
A companhia de Leste terminou a tournée em Portugal, do “Quebra-Nozes”, na cidade da Covilhã. O bailado passou também pelas cidades de Castelo Branco, Abrantes e Tondela.