NC / Urbi et Orbi


A associação começa agora a dar os primeiros passos num sector onde escasseia este tipo de apoio

Numa iniciativa de pais e profissionais de educação e saúde, foi criada na sexta-feira, 3 de Dezembro, no auditório da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, uma nova associação de pais de crianças com necessidades especiais, que visa lutar pela inclusão escolar, laboral e social de pessoas com aquelas necessidades.
Educar, reabilitar e incluir diferenças é uma ideia que de acordo com Gabriela Nunes, da Erid, "surgiu este ano de um grupo de pais da cidade que, em colaboração com profissionais de educação e da saúde locais, decidiram organizar-se para garantir que a vida dos seus filhos e de todos os que, como eles, são diferentes, seja a mais normalizada possível".
Numa primeira fase, a Erid vai dedicar-se às crianças em idade escolar, possibilitando-lhes aquilo que mais lhes falta para as ajudar a superar as suas dificuldades, limitações e desânimo. Para tal, e em colaboração com entidades públicas e privadas, vai ser criado um Centro de Ocupação de Tempos Livres com actividades lúdicas, artísticas e desportivas, aberto a todas as crianças, oferecendo condições adequadas ao seu bem estar físico e psíquico, tendo em conta as potencialidades, necessidades e limitações de cada uma.
Gabriela Nunes, garante que "o Centro está vocacionado para fornecer complementos educativos específicos, como programas de leitura, escrita, cálculo e motricidade fina, e terapias específicas, nomeadamente equitação especial, psicomotrocidade em meio aquático e outras actividades", em que a prioridade da nova associação, "passa pela supressão, quanto possível, das principais faltas do sistema de apoio a nível local, prevendo iniciar em 2005 actividades de expressão artística e de equitação especial, contando para o efeito com o apoio já garantido pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (Escola Superior de Educação e Escola Superior Agrária).

Venda de calendário para angariar fundos

A Erid conta para este ambicioso projecto com uma equipa de jovens profissionais, coordenada por especialistas da educação e da saúde.Um projecto com estes objectivos precisa de fundos e, para o lançar, a Erid vai editar e distribuir junto da população portuguesa um calendário com fotografias de crianças e jovens especiais com figuras públicas, de modo a passar uma forte mensagem de inclusão.
"Antes de nós muitos têm vindo a lutar pelo mesmo objectivo há décadas. As lacunas, as descontinuidades e as promessas incumpridas continuam, no entanto, a ser a realidade da nossa sociedade, e os nossos filhos não podem continuar à espera que o mundo melhore como por magia. Para que eles não sejam sempre os mais discriminados, é preciso trabalharmos com eles arduamente para que sejam aceites e não se sintam um fardo para a sociedade", afirmam os fundadores da Erid, a nova associação que, de Castelo Branco, quer dar um novo impulso à atenção que as crianças e as pessoas especiais merecem.
Durante a apresentação da Erid foi assinado um protocolo de colaboração entre a Escola Superior de Educação e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Com Deficiência Mental, Associação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças e a Casa da Infância e Juventude de Castelo Branco.