O primeiro livro de Natália

 


 

 

 

 

 

 

 

 


 

 


de Natália Correia





Por Eduardo Alves

Com apenas 23 anos, Natália Correia publicou este romance que, numa jovem escritora, pode surpreender positivamente: pela escrita vigorosa, pela solizez da sintaxe narrativa e pela clareza das posições ideológicas. São, afinal, já tão cedo, as mesmas que vai aprofundar ao longo de uma vida onde nunca separou os valores estético-literários da participação histórica e cívica.
Uma rua de Lisboa, com as suas gentes, as suas casas, os seus hábitos. Uma galeria de personagens, de ofícios e comportamentos: do jovem marçano ao homem das castanhas, velho e sábio, da actriz reformada, dona da pensão, à prostituta que sustenta a família. O destino das pessoas e do bairro, “a materialização da dor humana esfarrapada, exposta, vertendo pus e sangue…”
“Anoiteceu no Bairro” revela, além do mais, a cuidada aprendizagem de uma tradição romanesca onde se cruzam as vozes de Dostoiesvsky, aqui invocado, e os caminhos do romance naturalista urbano: nos tipos, na construção dos ambientes e dos retratos, nas situações. E vemos já a futura dramaturga a ensaiar aqui, com sucesso, a arte da representação teatral e da composição do diálogo.
O “monólogo interior” serve-lhe para aprofundar os “olhos da alma” dessas personagens que parecem acreditar num destino hostil, mas que a jovem escritora põe a interrogarem-se sobre essa força que é, para algumas, um “horrível fatalismo da raça”.