Uma banda e dois estados de espírito




 

 

 

 

 

 

The Gift - AM/FM


Universal | 200
4



A espera pelo novo álbum dos Gift terminou. Sintonize-se “AM-FM” e aí está o novo registo, que vê a luz do dia três anos depois de “Film”. É para o dar a conhecer que o grupo se apresenta na Alcobaça natal a 3 e 4 de Dezembro, seguindo depois para Lisboa (6) e Porto (8).
“AM-FM” vive de contrastes e dualidades. Daí o formato de álbum duplo: em “AM”, encontramos canções pessoais e introspectivas; em “FM”, o clima é mais expansivo e propício a festas de partilha. É justamente de “FM” que sai o single de avanço “Driving you slow”.
Empenho, envolvência e uma invulgar atenção aos pormenores fazem do grupo de Sónia Tavares um dos mais estimulantes triunfos da música moderna portuguesa, dentro e fora de portas (têm marcado presença em territórios como EUA, Espanha, Venezuela e Reino Unido).
O conceito dual de “AM- FM” sucede à cinematografia implícita do aclamado “Film” e respeita uma invejável coerência musical que não exclui o gosto pelo rosco nem a necessidade de surpreender. Tem sido assim desde 1998, ano de uma certa pedrada no charco chamada “Vinyl”.