Homenagem
Maestro Carlos Gama em Castelo Branco

NC / Urbi et Orbi


O maestro Carlos Gama, foi no passado sábado, homenageado pelos seus 50 anos ao serviço da música, durante um jantar que decorreu em Castelo Branco. No âmbito das bodas de ouro do professor, teve lugar na Sé Catedral da cidade, um concerto a cargo da Orquestra Típica de Alcains, que interpretou dois cânticos de Natal da Beira Baixa, tendo-se juntado o Coral de Proença-a-Nova, interpretando seis temas de romarias da Beira Baixa, com solos de Fátima Magueijo. A solo, o Coral de Proença interpretou duas peças, em polifonia. Seguiu-se a actuação do Orfeão de Castelo Branco, dirigido pela maestrina Ema Casteleiro. A concluir, Elsa Saque interpretou peças de Guinot, Carlos Gama, Mozart, Haendel e Mascari.
Emocionado pela presença de centenas de pessoas que encheram literalmente a Sé Catedral, Carlos Gama, salientou que "a minha vida musical deu-me sempre muito prazer em vivê-la, pese embora com algumas dificuldades pelo caminho, onde trabalhei com inúmeros grupos amadores, que normalmente dão sempre muito trabalho nos ensaios. Mas estes são factores, que fazem com que nos sintamos realizados, na altura em que decorrem os concertos quando tudo sai bem", adiantando que "os amadores vivem a música com verdadeiro entusiasmo, porque fazem aquilo que gostam, de modo que é uma enorme compensação para quem trabalha com eles".
As centenas de jovens, que passaram pelos ensinamentos do maestro, deram-lhe um enorme orgulho, tal como confessa. "A nível da iniciação musical, ensinei muitos jovens que na sua vida foram grandes músicos, factor que me encheu de alegria e um natural orgulho". Relativamente ao seu regresso ao Orfeão de Castelo Branco, Carlos Gama foi peremptório. "Essa questão nem sequer ponho, pois acho que fiz ali o meu
trabalho, e agora é altura de dar lugar aos mais novos".