A antiga moagem também vai ser alvo de obras de recuperação
Apostar na cultura
Cine-Teatro Gardunha vai ser recuperado

Santana Lopes não veio mas enviou quatro ministros ao Fundão. A da Cultura anunciou um apoio para a reabilitação do imóvel, encerrado há cerca de vinte anos. A comitiva inaugurou ainda a nova biblioteca, a Pousada da Juventude, no cabeço do Pião, e a Casa Grande da Barroca.


Ana Ribeiro Rodrigues
NC / Urbi et Orbi


À última hora Santana Lopes acabou por adiar pela terceira vez a sua visita ao Fundão, prevista para a manhã do último sábado, onde ia ser homenageado pela autarquia, mas enviou quatro dos seus ministros. Entre eles a da Cultura, Maria João Bustorff, que fez o anúncio da recuperação do Cine-Teatro Gardunha e assinou um contrato-programa com a Câmara Municipal para a reabilitação e equipamento deste edifício, encerrado há cerca de vinte anos. Cada uma das partes vai suportar 50 por cento do investimento, que tem um custo global orçado em cerca de três milhões e 600 mil euros.
O Cine-Teatro, construído na década de 50, fica na Avenida 25 de Abril e já antes se tinha pensado na sua recuperação. O presidente da edilidade, Manuel Frexes, lembra que quando foi secretário de Estado da Cultura, há dez anos, apresentou uma proposta nesse sentido ao então executivo camarário socialista, que a recusou. Na entrada do edíficio chegou a estar uma maquete, que acabou por ser destruída com o tempo e o espaço continuou votado ao abandono. Entretanto, já foi vítima de um incêndio.
Mas as críticas de Frexes não vão só para o PS local. O autarca criticou também o último Governo socialista de ter ignorado o Interior do País ao orientar a sua política de recuperação deste tipo de edifícios apenas para as capitais de distrito. E sublinha que o protocolo assinado é “um passo gigantesco” rumo à reabilitação do imóvel.
No entanto, as negociações para a aquisição do Cine-Teatro, que é de seis proprietários, não se adivinham fáceis. Os contactos já se iniciaram há muito e chegou a haver acordo com cinco dos seis titulares para a compra do imóvel por um milhão e 750 mil euros, mas o processo não avançou por causa de um dos proprietários, explicou Manuel Frexes, em conversa com os jornalistas. Por isso, e caso as próximas tentativas não resultem, deve seguir-se um processo de expropriação.
A ministra da Cultura ofereceu ainda um cheque de 25 mil euros à Academia de Música e Dança do Fundão e ofereceu a medalha de Mérito Cultural ao poeta Eugénio de Andrade, que se fez representar. A comitiva inaugurou também neste dia a nova Biblioteca Municipal, com o nome do poeta, que deve entrar em funcionamento apenas em Janeiro. Um investimento de dois milhões de euros, metade comparticipados pelo Governo através do Instituto Nacional do Livro.

Pousada para 50 jovens

O ministro Adjunto, Rui Gomes da Silva, o do Turismo, Telmo Correia e Maria da Graça Carvalho, da Ciência, Inovação e Ensino Superior, estiveram também no Fundão. Esta última um mês depois de ter vindo à cidade anunciar a criação da Escola Superior de Turismo. Desta vez informou que o decreto-lei para a sua criação vai ser aprovado no próximo Concelho de Ministros. Acontece que os ministros reuniram nesse mesmo dia, mas para pedir a demissão, depois de o Presidente da República anunciar a dissolução da Assembleia. O Governo é agora de gestão, mas segundo fonte da autarquia o decreto vai ser aprovado.
Telmo Correia sublinhou a homologação da pré-candidatura do concelho ao programa PITER, no valor de 125,6 milhões de euros, que considerou um dos melhores. Quanto a Gomes da Silva, assinou um protocolo para o desenvolvimento desportivo do concelho, onde se compromete com 14, 5 milhões de euros. 460 mil para a construção do pavilhão do parque escolar, 460 mil para o de Valverde, 400 mil para o de Póvoa de Atalaia e 130 para o polidesportivo da Soalheira.
Depois da recepção na autarquia a comitiva iniciou a inauguração do conjunto de equipamentos que só devem entrar em funcionamento em Janeiro. Para além da biblioteca foi ainda inaugurado o empreendimento hoteleiro do Bairro Chinês e a Pousada da Juventude, com capacidade para albergar 50 jovens, no cabeço do Pião, em Silvares. Seguiu-se a Casa Grande da Barroca, onde vai funcionar o Centro de Interpretação de Arte Rupestre.