Castelo Branco
Presidente de junta quer Inatel

NC / Urbi et Orbi


O presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Clemente Rosa Mouro, numa conferência de imprensa realizada no passado dia 3 de Dezembro, apresentou um balanço das actividades desenvolvidas ao longo do corrente ano.
Apesar de satisfeito pelo trabalho desenvolvido, o autarca lamenta "a forma pouco elegante como tem sido tratado pelos responsáveis do Inatel, ao não darem resposta às pretensões de abrirmos uma delegação em Castelo Branco". Disponibilizamos instalações e um funcionário, por forma a tornar possível servir a comunidade", só que até ao momento, a autarquia continua a "aguardar que o administrador do Inatel resolva este problema", recordando a propósito que "a última vez que o assunto foi falado, decorreu há seis meses, pelo que a leitura que faço de toda esta situação, é que não há interesse de parte do Inatel".
Bastante contundente, Clemente Mouro vai mais longe nas suas críticas ao Inatel, ao afirmar que "não faz sentido ter de ir a outro local para tratar dos assuntos, pois se calhar a Covilhã é que é a capital de distrito e Castelo Branco é aqui uma aldeia".
Apesar desta lacuna, o autarca albicastrense, mostra-se por outro lado bastante satisfeito pelas actividades desenvolvidas ao longo do ano de 2004, nas vertentes recreativas e culturais, cujos valores rondam os 10 mil euros, envolvendo cerca de 160 pessoas nas suas mais variadas actividades.
Para além desta mais-valia, a Junta de Freguesia está a preparar afincadamente a época natalícia. Neste âmbito, foi decidido que cada criança do ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, recebesse como prenda de Natal, dois euros e meio.
Também aos quatro agrupamentos de escolas da freguesia, que totalizam 1566 crianças, foi atribuída uma verba de 3915 euros.Por lado, as associações APPACDM, CIJE, Obra de Santa Zita, ACAPO, Caritas e outras, foram contempladas com ajudas da Junta de Freguesia, num total de cerca de nove mil euros.
A pensar nos mais carenciados, e pela primeira vez, no Natal, a autarquia vai realizar, no próximo dia 21 de Dezembro, uma Ceia de Natal, com cem idosos e dez invisuais, tendo as diversas associações da cidade, sido convidadas a apresentar, cada uma, uma lista de 20 pessoas carenciadas.