Elogiar a falta de uns e outros não! Não concordo...

Sinto a falta do Dr. Pedro Homero com quem troquei alguns e-mails e tive o prazer de conhecer numa visita que fiz a UBI no ano 2000 e que teve a honra de me acompanhar nessa linda visita ao museu e a toda a universidade!
E era também uma leitora assídua do que ele escrevia para o Jornal-on-Line, fazia com que visitasse esta pagina todas as semanas...
So sei que foi para Espanha para tirar o Mestrado. Onde ele estiver desejo-lhe as maiores felicidades!...

De uma amiga em terras bem longinquas...

Gloria Rita
Edmonton, Canada




Uma simples homenagem a quem a merece

Não posso deixar que o ano termine sem recordar duas pessoas que, precisamente, este ano, deixaram de exercer a docência na Universidade da Beira Interior, em particular, no Departamento de Matemática. São eles, o Prof. Ribeiro Gomes e o Prof. José Vitória. Prescindi do Dr. propositadamente porque não é do Catedrático que falo. É do Professor e do Homem. Falo do Professor e do Homem que um era e que o outro não era menos. Diferentes em quase tudo, mas semelhantes na cultura que transpiram, nos discursos sapientes que cantam, na dedicação ao ensino e à ciência que demonstram, na sabedoria e transparência que evidenciam em cada gesto, na honestidade e dignidade que preconizam, na eterna vontade de viver que contagiam… e a lista nunca mais teria fim. Aos dois presto aqui o meu tributo e declaro a minha grande admiração e o meu profundo respeito. É bom sinal poder dizer que, por muito que tente, não conseguirei elogiar convenientemente, com palavras, estas duas personalidades fascinantes. Por isso fica apenas a intenção de lhes prestar a minha singela homenagem (já que ninguém teve a amabilidade de o fazer). Muito obrigado por tudo o que fizeram na e pela UBI. Muito obrigado por tudo o que aprendi com Vocês (e foi muito mais do que só Matemática). Por último, uma gratidão especial ao Prof. Vitória com quem tive o privilégio de partilhar grandes momentos da minha vida e que nunca mais esquecerei.

Tiago Oliveira Rodrigues