NC / Urbi et Orbi


Segundo o autarca, o Cartão do Idoso vai ter mais uma extensão

O Cartão do Idoso vai ter os seus benefícios alargados, anunciou o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, durante o almoço da Natal dos portadores deste documento. As novidades começam já a partir de 2005 com a abertura das inscrições para a aquisição do Cartão para reformados por invalidez. A criação de um balção de atendimento ao idoso e do Dia dos Avós foram as restantes novidades tornadas públicas no almoço, que decorreu no passado sábado, 18, no pavilhão da Associação Nacional de Industriais de Lanifícios (ANIL).
A plateia constituída por cerca de três mil pessoas maiores de 65 anos e portadores do Cartão do Idoso, dos cerca de 10 mil emitidos, aprovou as "boas novas" anunciadas pelo autarca. Foi como um presente de Natal que o edil covilhanense tornou público as novidades que vão abranger os reformados por invalidez. Sem limites de idade, este documento vai agora ser possível de adquirir por todos os que tenham pensão, devido a deficiências. As inscrições para a aquisição do Cartão Municipal vão abrir no primeiro trimestre de 2005, ao qual se seguirá o processo de estudo e análise dos casos candidatos. Os restantes benefícios que o Cartão oferece aos seus portadores, serão mantidos, nomeadamente, o desconto de cerca de 50 por cento na factura da água. Também a mobilidade gratuita nos transportes públicos, visitas turísticas e o "check up" anual no Centro Hospitalar Cova da Beira, são outras das vantagens que o Cartão do Idoso vai continuar a oferecer.
A segunda novidade prende-se com a criação de um balcão, que se localizará na sede da Câmara Municipal, e pretende prestar os serviços de Administração Pública (AP). Esta iniciativa destina-se apenas a pessoas com mais de 65 anos e portadores do Cartão Muinicipal do Idoso. A criação desta estrutura tem por objectivo "ajudar a ultrapassar os obstáculos que encontram (os idosos) na AP", salienta Pinto, e provar que "estes serviços podem ser descentralizados".
Já a instauração do Dia dos Avós, ainda não tem uma data marcada, mas pretende assinalar o "papel das gerações com mais experiência e passado", refere o autarca. Um dos intuitos desta iniciativa passa por, realizar um encontro em escolas, entre idosos e crianças, para mostrar a importância da experiência acumulada dos mais velhos. O segundo motivo prende-se com a interacção que as pessoas com mais de 65 anos podem ainda ter na sociedade. Neste sentido, Pinto pediu à audiência disponibilidade e cooperação "para levar a bom porto" a criação do Dia dos Avós.
Para Piedade de Jesus Mingote, de 73 anos, a novidade que mais lhe agradou foi a abertura de um balcão onde pudesse resolver todos os assuntos de AP. "Assim poupa-se tempo e não me canso tanto", pois, continua, "às vezes para tratar de um papel perde-se um dia todo". Também João Tropas, de 71 anos, agora reformado, mas que durante 45 anos trabalhou nos teares, sustenta a mesma opinião, mas frisa as vantagens do Cartão Municipal do Idoso. "O balcão é uma ideia boa, mas com cartão podemos fazer muita coisa, até porque a gasolina está muito cara e o desconto na conta da água faz muito jeito", salienta Tropas.