A estrutura fica instalada no Largo da Infantaria e está a cargo da Turistrela
Pista de Gelo
Turistrela procura atrair mais patinadores

Uma semana e meia depois da inauguração, o parque de patinagem não regista uma afluência significativa de visitantes. Para contrariar esta tendência, as entidades responsáveis apostam em campanhas de divulgação, como distribuição de panfletos.


NC / Urbi et Orbi


A pista de gelo, situada no Largo da Infantaria XXI, ainda não cativa visitantes suficientes, ao comparar-se com a capacidade que aguenta, visto sustentar cerca de 60 patinadores em simultâneo. Com uma média de cerca de 50 visitantes por dia útil e 100 ao fim-de-semana, a adesão da população é pouco visível. A situação está a ser avaliada pela Turistrela, empresa responsável pela montagem da estrutura, estando já a fazer campanhas de divulgação para atrair mais visitantes. Distribuição de panfletos e venda de bilhetes a empresas, a preços inferiores ao estipulado, são algumas das estratégias de aplicadas.
Decorrido pouco mais de uma semana da inauguração formal, que reuniu os presidentes da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, e da Turistrela, Costa Pais, a pista de gelo ainda não cativou muito público. "Não há expectativas, porque não se sabia o que esperar", assegura Rui Vaz, representante da empresa e coordenador da estrutura. E justifica a situação com o facto de esta ser a primeira infra-estrutura do género que a Turistrela monta. Mas garante que já decorre uma campanha de divulgação da pista de gelo. A solução passa pela distribuição de panfletos pelas ruas da cidade, nomeadamente no Centro Cívico, e indicações da sua localização. Outra estratégia utilizada refere-se à venda de bilhetes a determinadas empresas, a preços inferiores aos de tabela, com o objectivo de os entregarem aos seus clientes.
Quando a pista entrou em funcionamento ainda decorria o período escolar, facto que, segundo Rui Vaz, também prejudicou a adesão do público. As faixas etárias que mais se interessam em usufruir do espaço são os adolescentes e crianças, pois são "poucos os adultos que se deslocam à pista", assume ainda. Mas o período de férias escolares e fins-de-semana, possibilitam um maior número de visitantes, sendo este um dos motivos para a intensificação de campanhas de divulgação do espaço. Desta forma, a Turistrela espera receber mais interessados em patinagem durante a época natalícia e "cativá-los para que voltem mais vezes", afirma Vaz.
Gonçalo Lança, de 11 anos, vem pela primeira vez à pista para aprender a patinar. Foi o irmão mais velho que o trouxe, devido à sua insistência, e que o vai ensinar. Apesar de já ter caído muitas vezes não se magoou e continua a tentar fazer os passos da forma como o monitor e o irmão aconselham. Gonçalo Lança quer voltar mais vezes à pista de gelo durante as férias de Natal, "porque é fixe" e assegura que vai tentar convencer os amigos a praticar aquele desporto.
Já Marco Fernandes, de 20 anos e um dos quatro monitores da pista de gelo, garante que quem experimenta "quer sempre voltar", até "porque o preço é muito acessível". A sua experiência em patinagem adquiriu-a "sozinho" numa infra-estrutura semelhante em Viseu, ao confessar que a patinagem "não é um desporto difícil, aprende-se depressa". Como monitor e covilhanense sustenta que a iniciativa é "boa para a cidade e para a população" e espera que mais pessoas adiram.
A pista de gelo abre às 10 e encerra às duas da manhã, sendo possível de alargar "até um pouco mais tarde" se a adesão do público o justificar. O preço fixa-se em três euros por hora com o aluguer, mas para grupos com mais de 10 elementos apenas se desembolsa dois euros e para mais de 20 um euro e meio. Rui Vaz avisa ainda os interessados a usarem "pelo menos" luvas para não se magoarem nas quedas.