Por Eduardo Alves


Cerca de 160 cabazes de Natal foram distribuidos pelos mais carenciados

Foi já na véspera de Natal que a autarquia covilhanense decidiu entregar prendas aos seus munícipes. Em duas cerimónias distintas, no Salão Nobre do concelho, os responsáveis camarários começaram por distribuir cerca de 15 cheques com um valor total de 52 mil euros. Esta iniciativa enquadra-se no Programa de Recuperação de Imóveis Degradados (PERID) e tem como principal objectivo fomentar a recuperação de habitações me zonas históricas e centrais da cidade e das freguesias.
Segundo João Esgalhado, vereador responsável pela pasta do urbanismo, “foram já recuperadas aproximadamente 600 fogos”, em todo o concelho. Habitações essas que mereceram este tipo de apoio comunitário. O montante máximo concedido a cada proprietário não ultrapassa os 3 mil euros (600 contos), e serve apenas para as intervenções nas fachadas, nos telhados ou na estrutura das casas. A mesma fonte revelou que “estão já a ser apreciadas cerca de 50 novas candidaturas”. Estas estão pendentes dos fundos comunitários que a autarquia covilhanense venha a receber.

Cabazes pelas freguesias

Horas mais tarde, foi a vez da autarquia presentear os mais necessitados com cabazes de Natal. Este ano 160 famílias do concelho levaram para casa “uma prenda especial”, como caracteriza o gesto, Maria do Rosário, vereadora do pelouro da cultura e acção social da autarquia covilhanense. Este cabaz que contém um conjunto essencial de produtos como o tradicional bacalhau, uma garrafa de azeite, uma de óleo, um pacote de arroz, outro de massa, açúcar e doces para as crianças está orçado em 25 euros, a unidade. A autarquia decidiu distribuir cinco cabazes pelas 31 freguesias do concelho. A ideia não é nova, “mas é para continuar”, adianta a responsável. Segundo a câmara, este iniciativa permite que “os mais carenciados tenham uma época de Natal, um pouco mais feliz”.