Este projecto lançado pela ASTA vai agora começar ensaiar o projecto
Teatro Virtual
À distância de um click

A ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes, vem por este meio comunicar o término da primeira fase do projecto Teatro virtual. A partir do próximo dia 24 do corrente o texto final da peça estará colocado no site www.teatrovirtual.net à disposição de todos os cybernautas.


Por Eduardo Alves


Recorde-se que a primeira fase do Teatro Virtual, construção on-line do texto da peça, teve início a 20 de Outubro e terminou no passado dia 10 de Dezembro. Nesta primeira fase foram 134 aqueles que se aventuraram por “mares nunca antes navegados”, oriundos de vários pontos do globo. Para além dos participantes nacionais, fizeram registo no Teatro Virtual participantes de Espanha, França, EUA, Brasil, México e Marrocos. Ao longo destes dois meses de conversas sobre teatro e novas tecnologias da informação, foram trocadas 10870 mensagens.
Relembrar que de 3 a 14 de Janeiro de 2005 está aberto o concurso para a apresentação de propostas de cenários e de 17 a 26 podem ser enviadas propostas para os figurinos. Para tal basta deslocarem-se ao site do projecto, ler o texto e deixar voar a criatividade e enviarem as suas propostas via e-mail. Ainda em Janeiro começam os ensaios com actores reais para a peça virtual. Referir ainda que o projecto se encontra parcialmente financiado pelo POC (Programa Operacional da Cultura), contando ainda com o apoio da Universidade da Beira Interior, pela Delegação do INATEL da Covilhã e pelo CyberCentro. O Teatro Virtual conta ainda com o apoio de algumas pequenas e médias empresas atentas à produção e expressão cultural na região. (Assec, Eurobit, Gráfica do Tortosendo e Bricomarché).