Por Ana Rute Ferreira


Segundo os responsáveis, as contas da "casa azul" não gozam de boa saúde

A direcção - agora demissionária - de Nuno Costa já conseguiu saldar grande parte das dívidas deixadas pela direcção de Luís Franco. A tomada de posse tardia dificultou o trabalho a estes jovens, pois já não conseguiram os apoios que a AAUBI necessitava. Segundo o tesoureiro, Márcio Freixo “ a situação financeira da Associação Académica não é tão má como as pessoas possam pensar”.
A não apresentação do relatório de contas da anterior direcção foi outra das principais dificuldades encontradas quando Nuno Costa e sua direcção tomaram posse. “Demorei cerca de três meses a apurar as dívidas que tínhamos, tive que andar de porta em porta, mas agora acho que estão todas pagas a não ser parte de uma, da nossa direcção temos apenas as contas correntes” refere Márcio Freixo. Também devido a erros cometidos por direcções anteriores ainda não chegou à AAUBI o subsídio do Instituto Português da Juventude (IPJ) que corresponde a uma grande parte do orçamento da AAUBI. O Arraial Académico e a Recepção ao caloiro foram iniciativas que a AAUBI organizou tendo como principal objectivo a diversão dos seus sócios e dos alunos da faculdade, mas não esquecendo o lucro que serviu para manter e dar início às actividades desportivas que são muito dispendiosas, assim como o Art’Ubi.
A Câmara Municipal da Covilhã (CMC) e a reitoria (aquando da tomada de posse de Nuno Costa oncederam um apoio extra) e "têm apoiado sempre a associação académica, desde a sua existência", adianta o presidente demissionário. O tesoureiro refere “estamos à espera do novo ano para podermos negociar novamente com eles e manter as boas relações que se têm vindo a criar”.
O principal objectivo desta direcção, caso tivesse chegado ao fim do seu mandato, seria conseguir arranjar um patrocinador oficial para as actividades da AAUBI. Porque assim consegue-se receber “dinheiro fresco”. “É verdade que ter um “sponsor” oficial requer total exclusividade, “o que pode ser negativo em alguns momentos”, mas em contrapartida “dão-nos uma ajuda muito grande em termos monetários, o que significa contas pagas” comenta Márcio Freixo.