Por Eduardo Alves


Mesmo sem neve, a Estrela continuou a captar milhares de turistas

Hotéis, pousadas, residenciais e estruturas de turismo rural atingiram a sua máxima capacidade na passagem de ano. Os preços foram dos mais elevados nos últimos anos, mas a crise parece não ter atingido o topo da serra da Estrela.
Segundo os responsáveis da Turistrela, concessionária de três unidades hoteleiras e das pistas de esqui, “este ano começa como um dos melhores”. Isto porque, mesmo sem o principal chamariz da Estrela, a neve, os turistas deslocaram-se em grande força até ao ponto mais alto de Portugal Continental. Os programas, de vários dias, “vinham sendo solicitados, desde o passado mês de Outubro”, afiança a responsável pelos hotéis do Grupo Brancal. De entre a estadia, com regime de meia pensão, os turistas “portugueses, mais do litoral”, podem usufruir de pacotes de actividades pensadas para esta época. Desde a visita a aldeias históricas, até à pratica de esqui nas pistas da Torre foram várias as iniciativas promovidas pelas unidades hoteleiras.
Sem que a falta de neve fosse sentida, os responsáveis pelos hotéis e pelas casas de turismo rural referem que “nunca se esperou um ano como este”. Segundo os responsáveis pela Turistrela, “o ano de 2004 foi atípico”. Em épocas altas, como o Verão, “não se registou uma grande afluência”, já na passagem de ano, “com a crise instalada e sem neve”, as unidades estão lotadas.