Tradição revitalizada
Clima festivo na Erada

NC / Urbi et Orbi


Durante quatros dias, a comunidade eradense assistiu com agrado a uma iniciativa que tinha como objectivo a divulgação do património cultural, dos recursos e dos produtos locais.
Patrocinada pelo Projecto “ Rumos II”, este acontecimento designado Festa Cultural da Erada, arrancou na tarde do passado dia 18 de Dezembro, com a abertura de exposições temáticas sobre os recursos. “ A nossa floresta e os seus recursos (apicultura, medronho, cogumelos), “Os museus da nossa terra” e “Potencialidades turísticas” foram alguns dos temas abordados. A cultural local representada pelas associações, filarmónicas, ranchos e Grupo de Bombos, também marcou presença neste espaço expositivo, onde era possível a compra de produtos locais na banca montada para o efeito.
Uma encenação levada à boca de cena pelo Grupo de Teatro – “tEatRADA” e revisitar o passado, através do Núcleo Etnográfico da Filarmónica Eradense, Centro Sócio - Cultural Eradense e Adufeiras e Grupo de Musica da Escola de Artes da Casa do Povo do Paul, foram outras propostas do programa que antecederam a Bacalhoada /Jantar Convívio, servido a 270 convivas reunidos no anfiteatro da Associação Sócio - Cultural Eradense, seguindo-se ao repasto a actuação do Rancho Folclórico da Erada.
Na manhã do dia seguinte a filarmónica local, percorreu as ruas da freguesia numa arruada que serviu de aperitivo para a Festa de Natal do Centro Paroquial e das Escolas do 1º Ciclo da Erada, que foi um dos momentos altos deste festejo cultural e que contou também com a participação da Escola de Musica da Banda Filarmónica Eradense. Os Jogos Tradicionais e a arruada e actuação dos Bombos da Erada, fizeram parte do programa do domingo 19.
Na noite da consoada a comunidade eradense teve oportunidade de presenciar o Presépio Vivo e aquecer-se no madeiro, como é tradição.
A Técnica de Animação Social da APDEL, considera que a adesão da população começou por ser algo fraca mas depois "foi muito boa, por isso o balanço global foi positivo” afiança Rita Mota. E acrescenta que ” esta é a primeira vez que se faz uma festa com esta dimensão por isso a população não está habituada a este tipo de acontecimentos".