Do passado ao futuro





 

 

 

 

 

 

 

 

 



Marialva - Meda


Para esquecer as confusões de um ano inteiro e as multidões que invadem os tradicionais hotéis, as vilas e aldeias históricas do interior do País são a melhor solução. Marialva é uma das mais ricas em termos de paisagísticos e patrimoniais, mas também uma das mais esquecidas aldeias do conjunto que formam a “Rota das Aldeias Históricas”.
A entrada no novo ano ganha aqui motivos diferentes. Com o clima frio da Serra da Estrela, mas com a tranquilidade de uma aldeia do interior, Marialva oferece boa mesa e boa cama. Com algumas estruturas destinadas ao turismo rural, o contacto com a natureza torna-se bastante fácil. Para além das paisagens magníficas, o visitante pode ainda percorrer todo o acervo patrimonial que este povoado detém.

Destaque para o castelo medieval, que alguns estudiosos defendem como o mais antigo da nação, para o conjunto de igrejas e habitações brasonados dos séculos XVII e XVIII. O tempo parece não dar sinais de mudança nas paisagens agrestes e frias que cercam toda a aldeia do concelho de Meda. Daí que a visita se queira demorada e cuidada. Em cada monumento, em cada lápide em cada calçada desvenda-se mais uma história, mais um episódio de lutas, de feiras, de festas e de julgamentos públicos. Desde a praça principal, com o pelourinho, passando pelas muralhas do castelo, que denotam alguma falta de cuidado e preservação e culminando no contacto com os populares, Marialva é um local mágico e magnetizante.