A conferência de amanhã vai ser a segunda realizada no âmbito da iniciativa "Despertar para a Ciência"
Despertar para a Ciência
A medicina na era pós-genómica

Integrada no ciclo de conferências subordinadas ao tema "Despertar para a Ciência", decorre amanhã, no anfiteatro 6.1. uma apresentação sobre o código genético.


Por Eduardo Alves


Começa já amanhã, 12 de Janeiro, o primeiro evento deste ano, relacionado com a iniciativa “Despertar para a Ciência”. Com o título de “A Medicina na Era Pós-Genómica”, a primeira conferência de 2005 a ser realizada ao abrigo deste projecto, começado a 7 de Dezembro de 2004, tem como principal alvo, os alunos e docentes de Medicina. Uma iniciativa que vai ter lugar no anfiteatro 6.1 da UBI, pelas 15 horas. Proferida por Carmo Fonseca, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a palestra tem como tese os avanços operados nas práticas médicas, logo após o desvendar do código genético.
Comunicar e divulgar a ciência é a ideia central do ciclo de conferências “Despertar para a Ciência”, que tem como objectivo despertar e incentivar uma atitude de abertura aos outros e ao mundo. Uma iniciativa que contou já com uma palestra sobre comunicações móveis, no passado mês de Dezembro e vai ainda apresentar mais duas palestras. A primeira a 9 de Março, proferida por Isabel Ribeiro e que fala sobre “Uma viagem ao mundo dos Robots” e uma segunda, a 6 de Abril, que tem como título “Reparar, substituir, regenerar e algumas gotas de elixir da juventude”. Esta vai ser conduzida por Mário Barbosa, do Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade do Porto.