Em Seia
Cartoons expostos

NC / Urbi et Orbi


Uma mostra antológica do cartoonista Augusto Cid, composta por mais de uma centena de trabalhos, encontra-se patente ao público durante o mês de Janeiro na Casa Municipal da Cultura de Seia, Guarda.
A exposição, intitulada "Augusto Cid: O Cavaleiro do Cartoon" e promovida pelo município local e Museu Nacional da Imprensa, apresenta alguns dos melhores trabalhos daquele cartoonista português, retratando na sua maioria a turbulência da vida política nacional e alguns dos principais momentos e figuras da história portuguesa desde 1974 até à actualidade.
Luís Humberto Marcos, director do Museu Nacional da Imprensa, considera na apresentação da mostra que "Augusto Cid tem espalhado o seu traço fino, aguarelado, e ora amável, ora impiedoso e cruel" adiantando que "por detrás dos cartoons percebe-se um sorriso trocista, leve, que lhe salta do lápis, em catadupa".
"É Cid. Muitos anos a fio nas páginas dos jornais. A publicação do seu primeiro cartoon está perdida no tempo. É esta vida inteira tão bem dedicada a um género jornalístico de grande tradição em Portugal que levou o Museu Nacional da Imprensa a organizar a Exposição. A Arena de Augusto Cid é essencialmente a política, e nela cavalga o seu lápis, contra as misérias e as grandezas do poder", escreve no catálogo Luís Humberto Marcos.
O catálogo é prefaciado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio que se confessa admirador do trabalho de Augusto Cid.