Por Eduardo Alves


O líder do PCP quer eleger um deputado pelo círculo de Castelo Branco

O Secretário-Geral do Partido Comunista Português, Jerónimo de Sousa, esteve em Castelo Branco, onde, numa unidade hoteleira, foi apresentada publicamente a lista da CDU candidata às próximas eleições legislativas.
Segundo o líder comunista, "é necessário eleger um deputado da CDU, já que faz muita falta uma voz do distrito, que coloque numa outra situação, Castelo Branco esquecido e social, com populações muitas das vezes discriminadas, tendo em conta os custos da interioridade, pelo que temos uma enorme expectativa na eleição de Jorge Fael".
Bastante contundente, lembra que "os deputados sucessivamente eleitos por este distrito, nunca prestaram contas da actividade, independentemente de serem deputados nacionais, foram sempre esquecidas as suas intervenções sobre este distrito. Nesse sentido a perspectiva da CDU, é de facto a eleição de um deputado, para que possamos transmitir esses sentimentos e preocupações dos problemas que afligem esta região".
Relativamente à opção do PSD e o CDS/PP em nomearem Morais Sarmento e Luís Queiró cabeças de lista, o secretário-geral do PCP, desvalorizou a questão.
"Tal nomeação não é um mal terrível. No entanto tal, tem algum significado político, já que um deputado tem que ter duas dimensões, ou seja, ser não só deputado da República, mas também aquele que corresponda aos anseios e ao voto dos eleitores que nele confiam. A verdade é que, quem vem do exterior, poderá originar um défice em relação ao próprio distrito, porque são pessoas que não conhecem a realidade, longe daqueles que são conhecedores dos problemas locais".
Questionado sobre se o candidato do PS José Sócrates, virá dificultar a acção da CDU, foi peremptório. "Tal candidatura não é um factor determinante", porque "o que interessa é que a direita seja derrotada nestas eleições, interessando agora que política é que o PS vai desenvolver neste País, esperando que os socialistas não prossigam o caminho anterior, porque tal seria dramático, tendo em conta os problemas nacionais, a sua simensão e profundidade, sendo nesse sentido que o reforço da CDU, poderá ter uma grande dimensão para a resolução dos problemas que actualmente o país se
debate".
Quanto a uma suposta coligação com o PS, Jerónimo de Sousa foi lacónico. "Por enquanto e não sabendo quais são os resultados eleitorais, é prematuro falar-se em acordos".
A concluir, o dirigente comunista, defende para o distrito de Castelo Branco, "uma política de desenvolvimento, atendendo sobretudo às propostas que fizemos durante esta legislatura, no que concerne às preocupações sobre o desemprego que afecta milhares de trabalhadores, pelo este distrito votado ao isolamento, merece uma outra perspectiva de desenvolvimento económico e social, tendo em conta o emprego e as saídas profissionais para os jovens".