Por Eduardo Alves


Esta iniciativa do Gabinete de Relações Públicas pretende dar a conhecer a instituição

Mostrar o que se faz dentro da Universidade é um dos principais objectivos do maior evento de relações públicas e marketing da UBI. Este ano, “Os Dias da UBI” vão decorrer entre 1 e 3 de Março e apresentam várias actividades para os participantes neste evento. Escolas secundárias, de ensino profissional são o público-alvo desta actividade destinada a divulgar as capacidades e potencialidades da instituição em termos científicos, técnicos e culturais. A visita à UBI, por parte de alunos, professores e restante comunidade constitui uma oportunidade para dar a conhecer o ambiente universitário.
Nesta sétima edição de “Os Dias da UBI” serão apresentadas exposições, conferências, experiências em laboratórios, tecnologias computacionais e multimedia, num conjunto de iniciativas interactivas. Segundo o Gabinete de Relações Públicas da UBI, “é indispensável preparar as crianças e os jovens para viver num ambiente tecnológico”. Os “Dias da UBI” destinam-se assim, em especial, a alunos dos diversos graus de ensino, “num projecto pedagógico de aproximação ao meio universitário, que mais tarde, no momento de opção por um curso superior, poderá vir a ser de grande utilidade”, argumenta a mesma fonte.
No sentido de reforçar a articulação entre a Universidade e o sector empresarial, estes dias constituem, igualmente, uma oportunidade para que os empresários conheçam o potencial de investigação de que dispõe a UBI e que lhes poderá ser útil quer ao nível das actividades de inovação, quer no que respeita ao eventual recrutamento de licenciados para o mercado de trabalho. Também a comunidade é convidada a participar nesta iniciativa, que se pretende seja o mais abrangente possível. O acesso dos visitantes às actividades programadas é livre. No entanto, para uma melhor gestão e encaminhamento dos diferentes grupos, a organização agradece o preenchimento e envio de uma ficha de inscrição que está a ser remetida directamente às escolas. Para todos os outros interessados, o programa e as fichas de inscrição encontram-se igualmente disponíveis através do endereço www.ubi.pt, podendo a inscrição ser efectuada on-line.