Maria Johanna Schouten*

As guerras de Aceh


Encontra-se na província indonésia de Aceh, tão flagelada pelo tsunami, um grupo de portugueses em missão humanitária, cujo trabalho, pelo que consta, está altamente elogiado pela população e autoridades locais. É um novo tipo de relações entre portugueses e Aceh, bem diferentes daquelas que existiam há quatro ou cinco séculos atrás. Após a conquista pelos portugueses do importante porto de Malaca, em 1511, muitos dos comerciantes muçulmanos dessa cidade migraram para o norte de Sumatra, ou seja, Aceh. O sultanato de Aceh viria a afirmar-se nas décadas seguintes como um temido adversário islâmico dos portugueses nos mares asiáticos.
A história de Aceh é marcada por luta, em que os seus enérgicos sultões e sultanas não tinham medo de nenhum poder estrangeiro. Orgulhoso, o povo não se quis render a um regime colonial, e - já no século XIX - foi em Aceh que os holandeses travaram uma guerra de mais de 30 anos, a mais longa e mais sangrente nas suas campanhas no arquipélago indonésio. Após a submissão final de Aceh, em 1906, os holandeses, ansiosos de desempenharem um papel de benfeitor, construíram na cidade de Banda Aceh uma mesquita maravilhosa, branca com cúpulas pretas. Este edifício foi um dos poucos no centro da cidade que resistiram à força tsunami, fornecendo no dia 26 de Dezembro um refúgio aos mais afortunados. O contraste, nas imagens recentes, entre a mesquita e a zona em volta, totalmente arrasada, atesta a voracidade do tsunami.
A mesquita também é símbolo da religiosidade de Aceh, onde se pratica um Islão mais austero do que é costume no resto da Indonésia. Por motivo desses traços culturais específicos, e referindo a sua postura sempre anti-colonialista, Aceh tem reclamado um estatuto especial após a independência da Indonésia. Não cumpridas as promessas feitas pelo governo em Jacarta, no ano de 1976 foi fundado o GAM (Gerakan Aceh Merdeka), o movimento por um Aceh independente. A luta travada entre este movimento separatista e as forças armadas indonésias já provocou milhares de mortes, e clivagens consideráveis dentro da população. Recentemente, o governo concedeu um estatuto autónomo à província, onde entretanto foi introduzido o syariah ou lei islâmica. Mas não foi o suficiente para cessarem as hostilidades.
Já há muitos anos, o governo indonésio tem vedado Aceh aos estrangeiros, devido à situação de guerra efectiva. A luta do GAM tem recebido pouca atenção internacional. Agora, parece que todos nós conhecemos Aceh: vêem-se e ouvem-se as suas crianças, os seus homens e mulheres, - pessoas cujas vidas serão totalmente diferentes após as perdas provocadas pelo tsunami. Por um tempo, a guerra armada dá lugar a uma outra guerra: aquela contra as doenças, contra a destruição progressiva do ambiente, contra o desespero total.
No entanto, embora o povo de Aceh esteja unido na sua tristeza, parece que não haverá uma união mais permanente e que a guerra civil vai continuar.
Poucos dias antes do Natal, numa reunião científica em Jacarta, estive com o Professor Muhamad Isa Suleiman, da Universidade Syiah Kuala em Banda Aceh. Na sua comunicação, este conceituado historiador, de sorriso fácil, tinha a coragem de tratar os problemas políticos delicados na sua província e ao nível nacional. Depois do congresso, iria regressar a Aceh. Onde é que ele estará agora? A mim e aos meus colegas europeus não foi possível estabelecer contacto. Só se sabe que a zona de residência dos seus familiares foi totalmente destruída…
Um dos tópicos debatidos do dito congresso foi precisamente a negligência no mundo internacional de Aceh e dos seus problemas. Quem iria então prever que em poucos dias esta situação se iria mudar, e por motivos tão trágicos?

*Docente do Departamento de Sociologia