Cultura muçulmana





 

 

 

 

 

 

 





Estremoz




Desde tempos imemoriais que por aqui passaram ou “mouros”, a cultura muçulmana deixou rasto nos traços arquitectónicos, nas palavras que fazem parte do vocabulário local e na agricultura, uma das principais fontes de riqueza. Desde os castelos até ao bom vinho, passando por paisagens deslumbrantes, características comuns de uma região chamada Alentejo. Estremoz é uma cidade que reúne várias qualidades para merecer uma visita detalhada. Implantada no Alto Alentejo caracteriza-se, como quase todas as outras cidades alentejanas, pelo seu aspecto branco, pelo seu clima seco e pelo seu enquadramento na extensa planície dourada.
É uma zona rica em mármores. As pedras que são extraídas das entranhas da terra são depois enviadas para todos os cantos do mundo. Uma actividade que marcou já de forma irreversível a geografia da região. Ao longo de vários quilómetros, para quem optar pelo automóvel como forma de chegar a Estremoz, é possível ver-se uma quantidade significativa de enormes crateras, resultado da extracção do mármore.
A contrastar com esta frieza está o calor da cozinha tradicional alentejana. Para retemperar as forças, nada como um ensopado de borrego acompanhado por burra assada no forno e migas, no final, para rematar, uma sopa de cação. O terreno calcário, com extensos afloramentos de mármore, onde assenta todo o concelho, confere aos vinhos da região um óptimo paladar frutado e uma cor límpida. Os vinhos da região têm ganhado fama ao longo do tempo. Com toda a razão. No final, já mais para a noite, degustar uma aguardente velha numa esplanada do Lago Gadanha com o castelo de fundo.