A autora da tese é natural da Covilhã mas trabalha, actualmente, em Lisboa
Mestrado em Imunologia Clínica
Estudo dos linfócitos

Está dado mais um passo no campo da medicina, pela mão da UBI. Um trabalho que foi agora apresentado na Covilhã, versa sobre o campo da circulação sanguínea e dos componentes que através dela se manifestam.


Por Eduardo Alves


Mesmo a trabalhar desde há muito em Lisboa, Maria Manuela Monteiro Neves Vaz Rebordão nunca esqueceu a sua terra natal, a Covilhã. Uma das razões que a levou a regressar à “cidade neve” para realizar a sua tese de mestrado. A implantação da Faculdade de Medicina nesta cidade foi também “um factor que pesou muito na minha escolha”, refere.
Maria Manuela Rebordão encontrou, na UBI, “o local ideal” para desenvolver a sua investigação. Uma tese que dá pelo título de “Estudo do perfil de citocinas T1 e T2 de linfócitos circulantes em situações de hipersensibilidade imunológica”. Tão complicada designação tem “variados campos de impacto”. Na medicina e “mais especificamente, no que respeita à circulação sanguínea”, esta tese vem trazer novas conclusões. Isto porque, para além da bibliografia existente sobre este tema, Maria Manuela Rebordão propôs-se a investigar “certo tipo de linfócitos e alguns mediadores que estes fabricam que se revelam estranhos no combate a determinadas patologias”.
Das conclusões retiradas deste estudo que mereceu a aprovação por parte do júri, podem retirar-se variadas conclusões. Segundo a autora, a mais importante prende-se “com a capacidade de se fabricarem alvos terapêuticos que anulem os mediadores fabricados pelos linfócitos”. Uma forma de controlar o paciente e conduzi-lo a uma situação de equilíbrio, “quando este se mostra instável”.
O júri destas provas foi composto por António José Garcia Segorbe Luís, professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, José Luís Dias Delgado, professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Luís Manuel Taborda Barata, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.