Esta tese de mestrado apresenta uma aplicação prática desenvolvida na UBI
Mestrado em Engenharia de Sistemas de Controle e Manutenção Industrial
Rugosidade do papel

Uma tese de mestrado a pensar na aplicação prática das suas conclusões na indústria papeleira foi apresentada na UBI. Este trabalho conta também com um método inovador desenvolvido no Departamento de Ciências e Tecnologia do Papel.


Por Eduardo Alves


Uma das principais características a ter em linha de conta na utilização do papel é a sua porosidade. Factor que pode influenciar em termos de qualidade. Isto porque, a variação da porosidade do papel pode interferir com a qualidade de impressão, a capacidade deste absorver mais ou menos tinta ou até a humidade do ar.
Outra das variações que pode ser registada quando a matéria-prima é o papel tem a ver com a rugosidade deste material. Foi mais sobre esta especificidade que Ana Paula Resende Claro se debruçou para levar a bom porto a sua tese de mestrado. Licenciada em Engenharia do Papel, continuou a sua carreira académica nesta área, com uma tese de mestrado intitulada “A rugosidade da superfície da folha do papel”. Um trabalho que mereceu a aprovação por parte do júri que avaliou Ana Claro.
Uma tese que pretende chegar a uma forma eficaz de encontrar o grau de rugosidade de uma folha de papel através de vários métodos de medição do mesmo. Um desses métodos, “o de réplica”, foi mesmo desenvolvido no Departamento de Ciências e Tecnologia do Papel da UBI. Esta prova teve como júris Jean Jacques Silvy, professor catedrático convidado da Universidade da Beira Interior, Maria Margarida Lopes de Figueiredo, professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Ana Paula Nunes de Almeida Alves da Costa, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e José Luís Sampaio Castro Amaral, director-geral do RAIZ do Instituto de Investigação da Floresta e Papel.