Cientistas de vários países vão estar presentes na UBI

A Universidade da Beira Interior acolhe, entre os dias 14 e 18 de Fevereiro, o Advanced Research Workshop (ARW), com o título "Kondratieff Waves, Warfare and World Security", no âmbito do programa da NATO "Security Related Civil Science and Technology", organizado por Tessaleno Devezas, docente da UBI.
Este evento deverá trazer à UBI mais de 40 cientistas de renome internacional nas áreas da economia, ciências políticas e sociais, física, teoria de sistemas e simulação computacional. De sublinhar a presença do deputado do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, do responsável pelo Observatório Social da UBI, José Pires Manso e o conceituado professor da Universidade de Lisboa, João Caraça. Entre os participantes estrangeiros, destaque para Yuri Yakovets, estudioso da administração pública russa, Svetlana Rumyantseva, da Universidade de São Petersburgo, que tem vindo a ganhar reconhecimneto devido a estudos sobre a guerra e as novas tecnologias e também, o norte-americano, Robert Bunker, da Universidade da Califórnia.
A iniciativa pretende promover uma discussão interdisciplinar sobre o tema. A Covilhã vai ser palco de um encontro de diferentes nacionalidades. Estão inscritos participantes de diversos países, entre os quais, Rússia, Estados Unidos da América, Espanha, Grécia, Holanda, Polónia, Ucrânia, Áustria, Suíça, França e Alemanha.
O evento começa em Lisboa no dia 14 de Fevereiro, com uma conferência de imprensa a realizar na Fundação Calouste Gulbenkian. A recepção na Covilhã está prevista para as 20h30 do mesmo dia no Hotel Meliá D. Maria. A abertura das sessões temáticas tem início no dia 15 às 9 horas no auditório 8.1 do edifício das Engenharias da UBI, onde decorrerão todos os trabalhos.
Este workshop pretende discutir a relação entre os longos ciclos económicos (ciclos de Kondratieff), conflitos armados, e aspectos modernos de instabilidade geopolítica ligados ao terrorismo e globalização, podendo ajudar a empreender acções futuras por parte das nações da NATO e seus parceiros, de forma a encontrar a estabilidade à volta do mundo.
Para mais informações e detalhes sobre o programa, consultar o site http://www.natoarw-kw.ubi.pt. As apresentações poderão também ser acompanhadas neste site.