PASTUBI
Celebração da Epifania

O grupo da Pastoral da UBI apresentou o seu calendário de actividades para o ano de 2005. Em destaque fica a presença de um grupo de alunos e do capelão da UBI num encontro a realizar na Alemanha.

Urbi et Orbi


A celebração das festas natalícias foi um dos pontos altos do plano de actividades do PASTUBI (Pastoral Universitária da Universidade da Beira Interior). Este ano, o evento que reuniu mais de 80 alunos da UBI, aconteceu no dia de Reis, 6 de Janeiro de 2005, dia da Epifania. Num dia onde foi celebrada uma eucaristia, presidida pelo arcipreste padre José Geraldes e pelo capelão da Universidade, padre Luciano Santos Costa, juntaram-se várias nacionalidades em redor de um só objectivo. A celebração do dia de Reis contou ainda com a presença do reitor Manuel Santos Silva e com a actuação do Coro da UBI. Durante o jantar servido para a comunidade ubiana, os participantes usaram da palavra para desejar votos de um próspero ano académico. Esta actividade foi também o início de um calendário de outros eventos já delineado pelo PASTUBI.
No âmbito do plano de actividades da PASTUBI, estão agendadas para as quartas-feiras do advento, pelas 18 horas, na Capela Românica de São Martinho (junto à biblioteca Centra da UBI), Catequeses Quaresmais proferidas por professores e alunos da Universidade da Beira Interior. Para a Quaresma e em data a marcar, será realizada uma Via Sacra pelas ruas da Cidade da Covilhã, à semelhança do ano anterior, com a participação e animação dos grupos de jovens do concelho. Haverá ainda uma celebração penitencial.
Para os dias 21, 22 e 23 de Maio, está programado um encontro a nível nacional de Jovens Cristãos Universitários a ter lugar na Covilhã. Ainda durante o mês de Maio, a PASTUBI participará na Organização da Missa da Bênção das Pastas dos alunos Finalistas da UBI. Este ano, dois alunos da UBI vão também, juntamente com o Capelão da Universidade, padre Luciano Costa, participar no Encontro Europeu de Jovens Católicos Universitários na cidade de Colónia, Alemanha, entre os dias 15 e 17 de Agosto de 2005.
As informações sobre as actividades da PASTUBI podem ser também requeridas através do endereço electrónico do grupo: pastubi@hotmail.com.