Tributo a profissão antiga
Alcains abre Museu do Canteiro

Uma das profissões mais caracterísitcas da vila fica agora documentada em museu. A estrutura foi inaugurada pelo autarca albicastrense.

NC / Urbi et Orbi


O Museu do Canteiro e a Biblioteca de Alcains foram inaugurados no passado sábado, 28, pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão.
O novo espaço museológico está instalado no Centro Cultural de Alcains, criado a partir da recente recuperação do antigo Solar dos Goulões, pela autarquia albicastrense.
Manuel Martins Marujo, presidente da Junta de Freguesia de Alcains, lembra que "não é novidade para ninguém que a cantaria foi, e é ainda, um dos florões da nossa actividade empresarial, pois os canteiros de todos os tempos tiveram em Alcains um papel social e económico determinante, sendo a sua actividade parte do crescimento e desenvolvimento da nossa terra". E recorda que " ainda temos canteiros no activo, e em grande número. Ser canteiro foi sempre motivo de orgulho, para quem trabalhou e trabalha neste ofício, mas agora é motivo de orgulho a dobrar, porque o nosso Museu do Canteiro, em tempos criado e bem, mas com dimensão muito reduzida, tem agora um espaço digno da dimensão desta arte, desta profissão".
Por seu turno, Joaquim Morão, presidente da Câmara de Castelo Branco, confessa que "hoje em dia se fala muito em cultura e nos seus especialistas, em gente erudita, mas tal só se faz, quando se realizam acontecimentos que perdurem essa mesma cultura".
Neste dia foi também inaugurada a Biblioteca de Alcains, um equipamento que engloba um riquíssimo espólio oferecido pela Fundação Calouste Gulbenkian constituído por cerca de 12 mil livros.