Por Eduardo Alves


O escritor, natural de Melo, vai agora ser alvo de uma homenagem

Natural de Melo, no concelho de Gouveia, Vergílio Ferreira é um dos maiores rostos da escrita portuguesa contemporânea. Para além do natural destaque para a obra literária, é possível encontrar no DVD elementos multimédia que ajudam a compreender a envolvência da escrita de Vergílio Ferreira. O passeio por Melo, terra natal do escritor, e a visita à sua casa, também em Melo, são alguns desses elementos visuais.
Realizado com uma vasta colaboração, por entre a vida e obra, é ainda possível ouvir testemunhos do próprio Vergílio Ferreira, gravados pelo realizador e critico de cinema Lauro António, de sua esposa, Dra. Regina Kasprzykowky e de seu cunhado, José Rodrigues, este, residente em Melo e que acompanhou de perto a vida do autor.
Nas diversas secções do DVD é ainda possível observar o espólio pessoal e literário de Vergílio Ferreira, que se encontra em Gouveia, na biblioteca municipal, acompanhados pelo testemunho de Alípio de Melo, presidente do jurí do prémio literário Vergílio Ferreira, atribuído anualmente pelo Município de Gouveia.
Álvaro Amaro, presidente do Município de Gouveia, realça “o empenho da autarquia na preservação do espólio de Vergílio Ferreira” e destaca “o contributo das novas tecnologias para a divulgação da cultura”. Ainda assim, o autarca, frisou “ser necessário continuar a investir na leitura tradicional, até porque as novas tecnologias ainda não chegam a todos os lares”, e adianta “ser necessário recuperar a itinerância da biblioteca pelas freguesias do concelho”.
A recuperação do chão do Paço de Melo foi outra das iniciativas abordadas por Álvaro dos Santos Amaro. A obra já está protocolada e vai custar 290 mil euros, sendo 130 mil euros financiados pelo estado. A recuperação arquitectónica, vai permitir ainda a identificação permanente deste espaço com Vergílio Ferreira.
A par do lançamento do DVD com a vida e obra de Vergílio Ferreira, o presidente do Município de Gouveia relembrou o investimento que está ser efectuado na biblioteca municipal, com a informatização e digitalização de todo o acervo bibliográfico, projecto que estará concluído até ao final do mandato.
O lançamento do DVD com a vida e obra de Vergílio Ferreira decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, no dia em que se assinala a data de nascimento do escritor.