NC / Urbi et Orbi


Segundo dados agora revelados, o sector dos têxteis vai ser um dos mais afectados com o desemprego

Nos próximos cinco anos o sector têxtil em Portugal vai perder 73 mil trabalhadores, que se vão juntar aos milhares que nos últimos anos têm perdido os seus postos de trabalho, devido ao encerramento de muitas empresas. Esta é uma das conclusões de uma análise feita pelo Centro de Estudo Têxteis Aplicados (Cenestap), que foi apresentada no dia 26 de Janeiro.
Segundo o documento, com o diagnóstico e prognósticos para o sector, os trabalhadores na área produtiva serão os mais afectados, já que entre 40 a 50 por cento da estrutura de pessoal estará centrada no "serviço e no imaterial". Ou seja, com funções na área comercial, do marketing, planeamento e controlo.
Até 2010 os empregos nesta indústria em Portugal não devem ultrapassar os 139 mil, contra os 212 mil e 500 registados no ano passado. No entanto, mais de metade dos gestores terão "formação específica", o que representa outra alteração. O estudo aponta ainda para que o volume de exportações continue a descer até 2006, a que se seguem dois anos de recuperação, até se fixar daqui a cinco anos nos cinco mil milhões de euros. Um valor que representa o melhor índice desde 1995, com excepção do pico, em 2001.

Apostar na valorização de marcas próprias

O estudo, a que foi dado o nome ITV_ 2010, fornece orientações de actuação para os diversos ramos do têxtil e do vestuário. E para que essa retoma se concretize, é necessário que, tal como está previsto, os produtos de marca própria daqui a cinco anos tenham um peso significativo, na ordem dos 25 por cento, nas exportações, assim como os têxteis técnicos, 50 por cento. Isto é, que se aposte numa valorização da propriedade industrial e a especialização em têxteis menos comuns. "Inovação e criação de valor", frisam os responsáveis pelo documento.
Entre as "políticas públicas" para o sector preconizadas sublinha-se o combate ao poder asiático. No âmbito europeu recomenda-se que Portugal reclame medidas de reciprocidade na abertura de mercados e que aumente a pressão política internacional para que haja um maior nivelamento de preocupações na área da protecção social dos trabalhadores e da protecção ambiental.
A criação de um fundo para a renovação da indústria têxtil, através do reembolso de verbas de programas como o IMIT, de apoio à modernização, a dinamização de duas ou três redes de retalho, a promoção de concursos para desenvolvimento de programas empresariais e o incremento da formação de quadros de gestão de topo e intermédios são outras das medidas recomendadas.