Sofia Pastor estudou mais de 500 cantigas na sua tese
Mestrado em Língua e Cultura Portuguesas
Cantigas de amigo

Mais de 500 “cantigas de amigo”, assim classificadas pelos estudiosos da língua portuguesa, serviram de base ao mestrado apresentado na UBI, na passada sexta-feira, 4 de Fevereiro.


Por Eduardo Alves


Uma tese que analisou a importância do contexto social e cultural em que uma língua está inserida foi apresentada na passada semana, na UBI. Sofia Raquel de Sá Pastor é a autora de “Contributos para uma análise sintáctico-semântica das cantigas de amigo”.
Para a realização deste estudo na área do português foram analisadas mais de 500 peças do cancioneiro da época. Através de um sistema informático, a autora desta tese conseguiu digitalizar os textos que compõem o corpus da tese e analisá-los a nível semântico e sintáctico.
Através deste tipo de estudo, conseguem-se descortinar algumas relações entre a língua e o meio social e cultural da época em que esta é utilizada. Isto porque, segundo a autora do estudo agora tornado público “as datas podem influenciar na utilização de vários elementos da língua”.
Uma das principais conclusões retidas desta tese vai no sentido de afirmar que “as línguas são vivas e daí estarem influenciadas pelo meio social, económico, cultural e temporal”, em que estão inseridas, adianta Sofia Pastor. O estudo mereceu a nota final de “muito bom”, atribuída por unanimidade pelo júri composto por João Malaca Casteleiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Maria Francisca Merckx Bívar Branco Xavier, professora auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Maria Antonieta Garcia, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e Paulo Osório, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.