No mundo das chamas




de Jay Russell



É quase um remake de uma produção hollywoodesca que há alguns anos apareceu nos cinemas. O mundo emocionante dos bombeiros americanos, o ataque directo ao fogo e toda uma série de laços que têm de ser quebrados para estar nesta profissão.
Agora como nessa altura, as emoções sempre se mostraram o ganha-pão destes filmes onde nem sempre o argumento e o desempenho dos actores são os melhores. Contudo, nesta Brigada 49, a mais recente e explosiva produção cinematográfica norte-americana ganha um outro tempero. Isto porque, reúne uma boa equipa de actores, dirigidos brilhantemente por Jay Russell e passa para além da simples mística heróica associada aos soldados da paz.
Jack, interpretado por Joaquim Phoenix, acaba por ingressar no corpo de bombeiros, unicamente, por motivos profissionais. Desde o seu posto de recruta inexperiente até ao dia em que se torna um bombeiro veterano de um quartel de Baltimore, Jack encontra um suporte e o apoio do seu chefe, Mike Kennedy, papel desempenhado por John Travolta.
No meio de uma vida familiar conturbada, onde a mulher e os filhos reclamam mais tempo e atenção, na mesma proporção que pedem um emprego mais seguro para o chefe de família, Jack depara-se com o seu amigo a precisar mais dele que nunca. Num incêndio de grandes proporções, Mike, o mentor de Jack fica encurralado pelas chamas. Ao invés dos seus colegas que fogem para salvar as suas vidas, Jack fica para salvar o seu amigo.