NC / Urbi et Orbi


Uma instituição relacionada com a Saúde vai ficar no antigo sanatório da Guarda

Um dos pavilhões que está integrado na antiga cerca do Ex-Sanatório, local onde também se encontra o Hospital Sousa Martins, irá acolher, no futuro, o Museu Nacional da Saúde. A novidade foi revelada esta semana pelo secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Patinha Antão, que inaugurou duas exposições no Hospital de Sousa Martins, da Guarda. Questionado sobre o montante da obra, Patinha Antão disse que só poderia responder a essa questão "quando o PSD voltar a ser Governo". E é disso também que dependerá a construção ou não de um novo hospital para a Guarda. O secretário de Estado da Saúde assegura que, se o PSD for Governo, essa obra vai avançar, mas, caso vença o PS as eleições legislativas, deixa, desde já, o desafio para os socialistas reflectirem e "não deixarem cair a oportunidade de a Guarda ter um novo hospital".
Neste mesmo dia, Patinha Antão inaugurou o Centro de Diagnóstico Pneumológico e o Laboratório Regional de Saúde Pública, ambos na Guarda. Para além disso, presidiu ainda à cerimónia da bênção da carrinha de prevenção do "Álcool e tabaco" e à inauguração do Centro de Saúde do Sabugal. Porém, o governante recusou fazer uma visita ao Serviço de Oftalmologia, dotado de equipamento adquirido o ano passado pelo médico Henrique Fernandes. Ao todo, o oftalmologista investiu 40 mil euros na aquisição de dois novos aparelhos - um Yag-Laser e um sinoptóforo - para permitir a realização de exames e intervenções cirúrgicas aos doentes, pondo cobro à dependência de outros hospitais, como o da Covilhã.
Um gesto que o médico justifica como "um sinal de alerta" para os riscos da perda de capacidade hospitalar da Guarda. Na opinião do clínico, com a existência destes dois aparelhos, poupa-se o incómodo de mandar os doentes para os hospitais e ganha-se "facilidade terapêutica".
O oftalmologista esperava que a tutela manifestasse "igual empenhamento" na qualificação técnica do Serviço de Oftalmologia, "propiciando a substituição deste material por aparelhos do Estado" e a aquisição de outro equipamento "igualmente necessário". Certo é que, até agora, o Governo não deu qualquer resposta a Henrique Fernandes.
Aproveitando a presença daquele membro do Governo na cerimónia de inauguração das mostras "O outro lado do hospital" e "A Guarda e a saúde", o oftalmologista quis saber se havia resposta à missiva que tinha enviado, em Outubro do ano passado, sobre a situação de carência com que se debate o Serviço de Oftalmologia da unidade de saúde.
Mas Patinha Antão, visivelmente irritado por ter sido abordado logo no final da cerimónia e na presença dos jornalistas, deu, com ironia à mistura, os "parabéns" ao médico por ter feito "uma doação" e considerou que Henrique Fernandes estava a fazer "uma acção política". Depois da resposta, o governante apressou-se a sair das instalações do hospital.