NC / Urbi et Orbi


O responsável governamental veio anunciar o começo das obras

O secretário de Estado Adjunto e das Obras Públicas, Jorge Costa, assinou no sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a Câmara Municipal de Castelo Branco, dois contratos-programa para a construção da Variante Sul da cidade e outro destinado a obras na estrada regional 112 entre a localidade de Padrão e Oleiros, numa extensão de quatro quilómetros, cujas obras orçarão em 5 milhões e um milhão e meio de euros respectivamente.
Joaquim Morão, presidente da Câmara, considerando "estes dois protocolos importantes para a cidade e o concelho", lembra que "a Variante é uma obra que se arrasta há muito tempo, pelo que vamos iniciar a primeira fase da obra, dado que temos que fazê-la rapidamente dado o facto de estar no final o respectivo quadro de apoio comunitário".
Por outro lado, a estrada regional 112, "vai permitir eliminar as denominadas curvar do Padrão, resolvendo deste modo o problema das populações que necessitam de uma nova via".
O autarca considera que "é deste modo que calmamente vamos resolvendo o problema das acessibilidades e ao mesmo tempo concretizando as ambições dos albicastrenses".
Por sua vez, o secretário de Estado Adjunto e das Obras Públicas, considera que "só com boas acessibilidades, é possível as pessoas aqui deslocarem-se e as empresas instalarem-se nesta zona, já que estas optam sempre pelo concelho que tiver melhores vias de comunicação, não podendo esquecer que as empresas são um meio para promover a criação de emprego, com a consequente fixação das pessoas de onde são oriundas e não tenham que se fixar em outras localidades", pelo que "reputamos sempre de importante o contributo que podemos dar para a resolução destes problemas".
Jorge Costa, considera "estes protocolos um verdadeiro exemplo, já que também a própria Câmara teve a iniciativa de desenvolver projectos e apresentar soluções ao Governo, que empenhado nas acessibilidades, naturalmente que estabelecemos este acordo em parceria".
O governante, garantiu que "as preocupações do Governo têm-se virado algo para o Interior, em que foram definidas como prioridades a aposta no desenvolvimento desta região, para que o país se desenvolva de forma harmoniosa e coerente, não tendo deste modo um Litoral desenvolvido mais acelaradamente e o Interior de uma forma menor, e neste aspecto as acessibilidades têm um papel importante. Daí termos vindo a promover um conjunto de intervenções para o Interior, em que o IP2 é a nossa principal
prioridade".