Uma antologia em louvor da cereja







 

 

 

 



 













de Beatrix Heintze




"Surgiu como a beleza - nos confins
do tempo em que nasceu a Primavera"
António Salvado
“Um poema ou uma árvore podem ainda salvar o mundo”.
"Acordar - ser na manhã de Abril a brancura desta cerejeira”.
Eugénio de Andrade



“Mágico fruto este que nos envolve na sua aura misteriosa e sedutora, no seu manto de rubras carícias, (…)”. Maria João Fernandes, que com Gonçalo Salvado compilou esta antologia, começa assim o seu próprio contributo para a fabulosa colecção de textos de um não menos fantástico lote de autores.
“Cerejas, Poemas de Amor de Autores Portugueses Contemporâneos” conta com a contribuição de, por exemplo, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Miguel Torga, António Gedeão, Lídia Jorge, entre muitos outros mais ou menos mediáticos.
O fruto a que se refere Maria João na frase de abertura é a cereja. Esse que durante gerações vem marcando a vida dos fundanenses e que alcançou estatuto de símbolo do município é, agora, o mote e o denominador comum de mais de duas centenas de poemas compilados numa só obra.
Mais adiante a autora pergunta “como resistir ao seu encanto, como evitar a seduçãi inevitável das suas hastes, das suas flores, dos seus frutos, das suas cores”? A resposta é simples: Porquê resistir?