Fado “novo” em dose dupla




 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ana Moura



Universal | 2004


Quando em 2003 Ana Moura lançou seu álbum de estreia “ Guarda-me a vida na mão” mais do que os rasgados elogios que recebeu da crítica portuguesa e internacional, ficou claro que a sua voz se juntava por direito próprio ao grupo das melhores interpretes de fado e que o imediato interesse demonstrado pelos seus espectáculos dados em vários países da Europa lhe assegurava um futuro de sucesso.
No momento em que a Ana Moura edita o seu segundo álbum , “Aconteceu”, é já uma realidade o seu êxito em França, Holanda e Itália preparando igualmente espectáculos nos EUA, nomeadamente no Carnegie Hall de Nova Iorque, que seguramente a irão levar à consagração definitiva nesses países, continuando a abrir-lhe portas para uma sólida carreira internacional. Em Portugal, e dada a qualidade do seu novo álbum, assistiremos certamente à consolidação da sua ainda curta carreira mas que se pretende sólida e feita de passos seguros.
“Aconteceu“ é um álbum duplo. No primeiro dos álbuns, intitulado “ À Porta do Fado” Ana Moura interpreta o fado-clássico. No segundo, chamado “Dentro de Casa” é o fado tradicional que toma forma. A produção ficou a cargo de Jorge Fernando, músico que faz a maior parte dos arranjos dos temas. Há ainda outras boas surpresas como a letra de Tiago Bettencourt dos Toranja, de João Pedro Pais, Miguel Guedes dos Blind Zero ou Tozé Brito.