NC / Urbi et Orbi


A mais recente peça dos Vaatão foi apresentada em Castelo Branco

“A Boneca Encantada”. É este o nome da peça que o Vaatão- Teatro de Castelo Branco levou no passado sábado, 19, pelas 15 horas, ao palco do Grande Auditório do Cine-Teatro Avenida.
Esta é a história de um tempo em que ainda existiam reis, rainhas e príncipes. Nessa altura vivia também uma menina chamada Ana Gonta. Vivia numa aldeia muito pobre. A sua mãe recorria com frequência ao padrinho da filha, que tinha uma mercearia, em tempos mais apertados.
Certa vez, não tendo que comer e falhado o padrinho, Ana Gonta foi mandada vender linha às pessoas que passavam pelas ruas. Uma velhinha trocou a linha por uma boneca encantada que, de noite, na cama, evacuava moedas de ouro.
Passados dias pediram ao compadre merceeiro, sem se denunciarem, um meio alqueire para contarem a sua riqueza. Devolvida a medida, o padrinho encontrou uma moeda de ouro entalada nas tábuas. Instruída pelos pais, a filha do padrinho conseguiu emprestada, em segredo, a boneca da Ana Gonta. A boneca, em vez de fazer ouro, fez caca na cama da filha do merceeiro. Furioso o homem atirou a boneca pela janela fora.
Tempos depois, o Príncipe, que andava à caça, precisou de “dar de corpo”. Despachou-se atrás de um arbusto e para se limpar não encontrou melhor que a boneca, com os seus grandes cabelos. Esta enfiou-se-lhe pelo rabo, ficando apenas com os pés de fora.
Não havendo médico que o curasse, ou bruxa que o livrasse do tampão, o Príncipe estava às portas da morte.
O Rei informou que cobriria de ouro quem lhe curasse o filho. Se fosse mulher jovem casá-la-ia com o Príncipe. Ana Gonta apresentou-se no palácio e desentalou a boneca.
Foi casada com o Príncipe pela velhinha. Mantiveram a boneca que trouxe felicidade ao reino.