Ana Ribeiro Rodrigues
NC / Urbi et Orbi


Nuno Costa é, por agora, o único candidato conhecido

O presidente demissionário da Associação Académica da Beira Interior (AAUBI), Nuno Costa, anunciou na segunda-feira a sua recandidatura, numa lista com poucas alterações em relação à anterior. As eleições estão marcadas para o próximo dia 9 de Março e o dirigente estudantil sublinha que avança para nova candidatura para cumprir alguns projectos que não conseguiu concretizar no anterior mandato.
A dinamização da sede e da respectiva papelaria, a preocupação em não deixar implementar a Lei da Autonomia, “que levará a que os alunos percam peso nos órgão da universidade”, a acção social, a implantação do processo de Bolonha, que irá estipular, por exemplo, a duração dos cursos, equilibrar as finanças e credibilizar ainda mais a instituição são algumas das suas bandeiras.
Recorde-se que a direcção liderada por Nuno Costa se demitiu em bloco a 3 de Dezembro “para alterar o calendário eleitoral, por questões fiscais”. Segundo este responsável era necessário entregar por ano três relatórios de contas e por isso não era possível concorrerem a certos apoios. Assim, diz, o próximo mandato terminará em Dezembro, altura em que passará a ser realizado o acto eleitoral. E será necessário a entrega apenas de um relatório de contas. O que possibilita concorrerem a subsídios, por exemplo, do Ministério da Cultura, uma possibilidade que não tinham até agora, salienta Nuno Costa.
O prazo limite para a entrega de listas é na próxima sexta-feira, 25, e o dirigente estudantil diz que gostava de ver aparecerem mais listas, o que “era bom para o debate de ideias”. No entanto, Nuno Costa acredita que mesmo que isso aconteça tem um “bom feedback” do trabalho realizado e acredita na vitória da sua equipa, cujos lugares não estavam ainda distribuídos.
Para já, outra preocupação mais imediata é com o próximo Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA), que se realiza na Universidade da Beira Interior a 4, 5 e 6 de Março. Uma reunião onde a discussão sobre a Lei da Autonomia vai estar em cima da mesa.