Por Eduardo Alves


Pinto Balsemão veio falar da política e dos media à UBI

Um dos homens mais poderosos no meio da comunicação social portuguesa esteve na UBI para uma palestra sobre política e comunicação. Francisco Pinto Balsemão, dono do grupo Impresa que integra, entre outros, o histórico semanário Expresso, os canais televisivos SIC, e uma vasta série de títulos especializados, falou sobre a estreita ligação entre os media e a política.
Convidado pela candidatura social-democrata do círculo de Castelo Branco para falar sobre a sua experiência pessoal, Balsemão acabou por fazer uma radiografia ao actual estado da comunicação social portuguesa. Ao lado do ex-ministro que tutela a pasta dos media, Nuno Morais Sarmento, o patrão da Impresa criticou vivamente as políticas governativas de todos aqueles que estiveram no poder até à data. Para Balsemão, “as orientações dos políticos têm servido para que os media se agrupem cada vez mais”. O que leva a “um caminho, em certa medida, perigoso”, acrescenta.
Sobre as insinuações de tratamentos jornalísticos diferentes, por parte dos media públicos e privados, Balsemão foi explicando que “está mais que demonstrado que os políticos não julgam nem mandam na comunicação social”. Antes pelo contrário, na perspectiva do antigo primeiro-ministro “é o público que avalia a prestação dos vários órgãos de comunicação social”.
Balsemão refere que Portugal “continua atrasado nas políticas de desenvolvimento dos media”, apontando a Internet como um “exemplo maior” e os blogues como “um caso particular”. “Hoje em dia qualquer pessoa, teoricamente, pode ter a sua própria televisão e os seus conteúdos” Através da Internet, “mais especificamente, no caso dos blogues, todas as pessoas podem opinar, podem exprimir os seus pensamentos e colocar todo o tipo de conteúdos à disposição do mundo inteiro”. Uma ideia que serviu para rematar a comunicação dada no anfiteatro 2.12.