Por Eduardo Alves


O Sporting da Covilhã fica agora com apenas dois pontos de diferença em relação ao primeiro da tabela

Há mais de dois meses e meio que o Covilhã não vencia fora de casa. Depois de ter vencido o Oliveira do Hospital a 6 de Dezembro, em jogo a contar para a 15ª jornada, os leões da serra conseguiram apenas três empates e uma derrota nas deslocações efectuadas. O “enguiço” foi quebrado no último sábado, 19, na visita a Touriz.
No Campo Conde de Vinhal, o Tourizense recebia o Covilhã na condição de segundo classificado. Posição que os serranos estavam dispostos – e cedo deram disso conta – a “usurpar”. Com uma entrada “à leão”, a formação beirã cedo chegou à vantagem. Rui Miguel, um dos três reforços de Inverno dos serranos, abriu o marcador logo aos seis minutos. O avançado emprestado pela Naval corresponde positivamente a um cruzamento de Cunha e cabeceia sem oposição à baliza de Mikael.
Espicaçado, o Tourizense tenta avançar mais no terreno, mas o domínio do meio-campo estava entregue aos covilhanenses. Só à passagem dos 20 minutos a turma da casa conseguiu dar um ar de sua graça, mas o remate de Ricardo Costa, em situação privilegiada, saiu demasiado torto. Mas quinze minutos depois a equipa de Tó Margarido chega mesmo ao empate num lance em que a defesa do Covilhã ficou a “dormir”. António Alves entra pela esquerda do seu ataque, tira Cláudio e Piguita do caminho e remata para golo perante um desamparado Luís Miguel.
No segundo tempo o Covilhã voltou a mostrar superioridade perante um Tourizense que foi uma sombra de si mesmo e daquilo que já tinha mostrado no Santos Pinto aquando do jogo da primeira volta.
Os serranos dominavam e foram sempre a equipa que mais perto esteve de golo. Tarantini, Pimenta e Luizinho tiveram, cada um, a oportunidade de devolver a liderança do marcador à equipa, mas voltaram a mostrar-se perdulários no capítulo da finalização. Menos complexado nesse aspecto, Rui Miguel acabaria por re4solver a partida a um quarto-de-hora do fim. O avançado ganha a um central tourizense e remata certeiro e sem hipóteses para o guardião Mikael.
Mais uma vez, só quando se encontrou em desvantagem é que a equipa da casa voltou a acelerar o ritmo do jogo. Rodrigo Ângelo, por duas vezes, poderia ter equilibrado o marcador. E se numa ocasião não o conseguiu por falta de pontaria, na outra foi o guarda-redes visitante, Luís Miguel, que segurou os três pontos com uma defesa espectacular.
A vitória do Covilhã, a segunda consecutiva, relança a equipa para a segunda posição da tabela, agora a apenas dois pontos do Mafra que não foi além de um empate em Fátima.