NC / Urbi et Orbi


Os números revelados pelo IDT não são animadores

“Verifica-se um aumento considerável do consumo de drogas em jovens entre os dez e os 18 anos. Um consumo que é geralmente iniciado nos espaços de lazer mas também no meio escolar, onde os adolescentes passam a maior parte do seu tempo”. Esta é uma das conclusões do diagnóstico promovido pela Câmara Municipal de Castelo Branco e pelo estudo realizado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT).
Preocupados com esta problemática, estas duas entidades, em colaboração com outros parceiros, implementaram no concelho albicastrense a 20 de Fevereiro do ano passado o
“Acção Drogas Não!” (ADN), um Projecto de Prevenção Primária de Toxicodependências, que terminou agora, após um ano no terreno. O objectivo centrou-se em desenvolver ao longo deste tempo actividades preventivas no âmbito desta temática na Escola E.B. 2/3 Afonso de Paiva e na Escola nº5 Horta D`Alva, aqui dirigido a crianças do primeiro ciclo.
A Associação Amato Lusitano, promotora do ADN, escolheu o meio escolar para desenvolver as actividades. E justifica essa opção por o considerar um “ambiente essencial que fornece um grande potencial de intervenção”. Assim, procurou-se contribuir para o aumento da informação sobre o consumo das drogas, reduzir a vulnerabilidade dos jovens ao consumo, controlando determinados factores de risco, incentivar as suas capacidades de percepção e reflexão, através do debate de ideias e produzir vários trabalhos, como resultado do impacto da progressão das estratégias de sensibilização e criação de acções com efeito multiplicador no âmbito preventivo.
Os pontos de encontro, como lhe chamaram, abordaram temáticas que no entender dos responsáveis podem propiciar o uso e abuso de drogas. O HIV/Sida e doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo e tabagismo, consumo e tráfico de drogas, nomeadamente no que toca á legislação vigente. A ideia foi conseguir um gradual esclarecimento das dúvidas. Destas conversas, resultou a participação a nível nacional de uma das turmas no Fórum Cannabis, promovido pelo IDT.
A formação de professores, para uniformizar conceitos promover a sua participação e fornecendo estratégias para que também eles sejam agentes activos nesta caminhada, foi também contemplada. Os alunos alvo destes projectos eram os que frequentavam o segundo ciclo, até ao nono ano. Mas, na escola Horta D`Alva, foram alunos mais novos que integraram o “Crescer a Brincar”. Neste âmbito, e na perspectiva de contribuir para a manutenção de estilos de vida saudáveis e de treinar determinadas competências pessoais, como a tomarem decisões ou gerirem emoções negativas, foram-lhes proporcionados jogos didácticos e interactivos em vários domínios. Para estes alunos esta acção prolonga-se até ao fim do ano lectivo.