A UBI promove um encontro entre os investigadores e amantes da moda

O Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis está a organizar as primeiras Jornadas Internacionais de Arte e Moda da Universidade da Beira Interior. Fomentar e apoiar a discussão criativa que conduz à inovação, através da apresentação de temas multidisciplinares de base cultural é um dos principais objectivos do evento que se realiza entre os dias 8 e 10 de Março.
Em cima da mesa estarão temas como “O ensino do Design Têxtil”, “Moda e Modernidade” e o “Imaginário e simbolismo têxtil”. A moda será ainda relacionada com diversas áreas como a psicologia, a arquitectura, a publicidade e até a saúde. Está já confirmada a presença de vários conferencistas portugueses e espanhóis.
Segundo a organização este encontro pretende “reflectir sobre o vestuário e o fenómeno da moda, para entender como a indumentária está ligada às dimensões e convicções mais profundas do carácter humano, como o humor, e como pode reflectir maneiras de ser e de estar e servir de elemento simbólico para a construção da condição social e da identidade, tanto individual como colectiva”.
A iniciativa, que tem início às 14h30 do dia 8 de Março, é direccionada para aos e alunos dos cursos de Design Têxtil e do Vestuário e Engenharia Têxtil da UBI, mas também para os profissionais de empresas de moda e para a comunidade em geral. A organização refere que “o interesse académico que o tema suscita não é apenas devido ao reflexo social da moda, mas porque nela convergem aspectos estéticos e interesses económicos que estabelecem a interdependência entre a arte e o consumo”.

Mais informação em:
http://www.artemoda.ubi.pt/artemoda.swf